Igreja: Opus Dei assinala 40.º aniversário da morte de São Josemaria Escrivá

Prelado evoca «valor evangélico do trabalho» na transformação da sociedade e do mundo

Lisboa, 26 jun 2015 (Ecclesia) – O prelado do Opus Dei evocou o 40.º aniversário da morte de São Josemaria Escrivá (1902-1975), que se assinala hoje, elogiando o “valor evangélico do trabalho” realizado por amor” na transformação da sociedade e do mundo.

“No dia de hoje celebra-se o 40º aniversário da morte de São Josemaria, o sacerdote santo – fundador do Opus Dei – que proclamou no mundo o valor evangélico do trabalho realizado por amor. Sou testemunha de como São Josemaria procurou viver a sua pregação sobre o trabalho na primeira pessoa, até ao fim do seu caminhar terreno”, escreve D. Javier Echevarría, num texto publicado na mais recente edição do Semanário ECCLESIA.

O texto recorda a nova encíclica papal, ‘Laudato si’, para sublinhar que cada pessoa é “guardião e vigilante da criação”, chamado a produzir frutos “com a arte do cultivo, com o trabalho”.

“Se a humanidade se empenhar em proteger o desígnio da criação, qualquer tarefa humana nobre pode converter-se em instrumento para o progresso do mundo e para a dignificação da pessoa”, refere o prelado do Opus Dei.

O trabalho, acrescenta o responsável, tem “a capacidade de destruir ou dar dignidade às pessoas”, de “cuidar ou deformar a natureza”.

“Só o trabalho entendido como serviço, o trabalho que põe no centro o homem, o trabalho que se realiza por amor de Deus, é capaz de abrir horizontes para a felicidade terrena e eterna das mulheres e dos homens do nosso tempo”, sustenta D. Javier Echevarría.

O 40º aniversário da morte de São Josemaria é assinalado ao longo dos próximos dias em várias Missas que vão ser celebradas nas dioceses portuguesas, cujos horários e locais são apresentados no site do Opus Dei.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top