Cardeal português apresenta reflexões para Semana da Vida 2021

Lisboa, 10 mai 2021 (Ecclesia) – O cardeal português D. José Tolentino Mendonça destacou a “importância do toque” nas famílias e no cuidado da casa comum, numa mensagem por ocasião da Semana da Vida 2021, que a Igreja Católica em Portugal promove até domingo.

“Do tema da semana, queria focar-me no verbo tocar, que é tão importante, e no interior da família nós percebemos o seu alcance”, realça o colaborador do Papa, na sua videomensagem.

D. José Tolentino Mendonça considera que a anulação de fronteiras que separam é a “cura das famílias, das crises, o que cura esta crise global e transforma a vida”.

“Somos curados pelo poder de Deus mas o processo de transformação que se dá não é indiferente, o que nos cura é sabermo-nos tocados, no sentido de encontrados, reconhecidos, assumidos, resgatados, abraçados”, indica.

O cardeal refere ainda algumas passagens do evangelho, “repleto do verbo tocar”, e destaca que “todas as distâncias se vencem e o toque de Jesus, toque amoroso de cada um, tem a capacidade de reconhecer a nossa humanidade”.

Quanto ao cuidado da casa comum, D. José Tolentino Mendonça, aponta a encíclica ‘Laudato Si’, publicada em 2015, e da conversão ecológica que aconteceu com o Papa Francisco.

“A Laudato Si é um texto que faz uma nova síntese sobre a visão cristã, católica, da relação do homem com a natureza, como diz o Papa temos de ultrapassar um pensamento antropocêntrico, onde o homem se sente dono de tudo, e perceber a palavra conexão, as dores e esperanças do homem estão intimamente ligadas às dores e esperanças do planeta”, afirma.

O cardeal português sublinha a necessidade de “outra atitude e outro estilo de vida”, com noção da “responsabilidade redobrada para cuidar do meio ambiente”.

A Semana da Vida 2021 convida a “cuidar” da casa comum, da vida que nasce, a “cuidar e educar os filhos”, a cuidar dos jovens, dos idosos e da família.

O Departamento Nacional da Pastoral Familiar publica no seu novo sítio um guião com diversas sugestões de oração, propostas culturais e de ação para cada dia, de 09 a 16 de maio, dinamizando ainda webminars, com os departamentos diocesanos, uma conferência com D. António Couto, bispo de Lamego, e partilhando vídeos com testemunhos.

Cada dia da Semana da Vida 2021 vai começar com um vídeo de introdução ao tema específico do dia, por D. José Tolentino Mendonça.

SN

Igreja: Semana da Vida lança mensagem de esperança, depois do impacto da pandemia (c/áudio)

Partilhar:
Share