Igreja/Missões: «Levar Jesus a todos e trazer todos a Jesus é o grande desafio missionário” – Arcebispo de Braga

D. José Cordeiro deixou mensagem para o próximo Dia Mundial das Missões

Foto: Agência ECCLESIA/PR

Braga, 18 out 2023 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga deixou hoje uma mensagem a propósito do próximo Dia Mundial das Missões, que se celebra no domingo, desafiando as comunidades católicas a “levar Jesus a todos e trazer todos a Jesus”.

“Tu és uma missão e não tens apenas uma missão na Igreja e no mundo, assim nos desafia o Papa Francisco. A alegria é missionária, por isso é contagiante. O mês de outubro é especialmente dedicado à missão e às missões”, refere D. José Cordeiro, num vídeo divulgado pela Arquidiocese de Braga.

Na mensagem, o arcebispo de Braga aludiu a Santa Teresinha, a quem o Papa dedicou este domingo uma nova exortação, sobre a vida e o legado espiritual da religiosa francesa.

D. José Cordeiro considera que o exemplo de vida de Santa Teresa do Menino Jesus é “uma interpelação” para a comunidade.

“Corações ardentes e pés sinodais, isto é, que caminham juntos com Cristo, é também a proposta que se faz neste mês”, indicou, lançando ainda o desafio a sacerdotes para que realizem a “experiência missionária fora da sua arquidiocese”, referindo Moçambique como opção, lugar onde se encontra a paróquia que “está confiada” à Arquidiocese de Braga.

“Fazer um tempo, um mês, alguns meses, um ano, ou então criar alguma geminação com outras paróquias. A Arquidiocese está a criar também mais protocolos, nomeadamente com Cabo Verde, com Angola, em algumas dioceses, que queremos maior proximidade, acolhendo aqui sacerdotes ou leigos para a formação de uma experiência pastoral e assim sentir que na Igreja não há fronteiras”, explicou.

“Somos a mesma e a única Igreja. E ser missão é ser sinodalidade, é ser alguém que corresponde com um ato de amor ao amor que Jesus nos tem”, concluiu D. José Cordeiro.

LJ/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top