Igreja/Media: Plano de comunicação vai articular iniciativas, protagonistas e meios

D. João Lavrador afirma a importância das parcerias no respeito pela «autonomia de cada instituição»

Lisboa, 10 jan 2018 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais (CECBCCS) afirmou em entrevista à Agência ECCLESIA que o Plano de Comunicação da Igreja Católica em Portugal vai articular iniciativas, protagonistas e meios.

D. João Lavrador sublinhou que a Igreja Católica em Portugal tem “várias iniciativas, vários protagonistas, vários meios, mas falta a harmonização, que o projeto tem de incorporar e planificar”.

O presidente da CECBCCS sublinhou que fazer parcerias “é importante”, mas nunca vai tirar aquilo que é a originalidade de cada meio ou de cada grupo, de cada instituição”.

“A parceria é fundamental, mas temos de ter o cuidado de nunca retirar o que é a iniciativa, a autonomia de cada instituição”, afirmou o bispo de Angra.

Para D. João Lavrador, fazer parcerias permite que “o mesmo acontecimento, a mesma notícia, ou a mesma reflexão possa circular por mais intervenientes e possa atingir mais públicos”.

O presidente da CECBCCS lembrou que o Plano de Comunicação da Igreja Católica em Portugal, cujo debate foi agendado pelo Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa para a próxima Assembleia Plenária, “tem raízes” no documento “Na era da comunicação social”, publicado pelo episcopado em 2002.

Por vontade própria e por vontade da Comissão, por vontade do Secretariado das Comunicações Sociais, certamente já o teríamos feito”, afirmou D. João Lavrador, acrescentando que outros passos foram dados desde a publicação da Nota Pastoral, nomeadamente o “contacto com outras realidades de outros países, por exemplo nos encontros com a congénere de Espanha”.

“Espero que agora possamos dar um passo maior, tendo em conta que, mais ou menos, já estão equacionados os meios, sejam os da Conferência Episcopal, sejam os de âmbito mais privado e particular, sejam a nível diocesano”, acrescentou.

O presidente da CECBCCS lembrou a “longa experiência” da Igreja Católica no setor dos media, o “relevo” que a Santa Sé lhe dá, o que se traduz num “conforto muito grande” para avançar.

O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), padre Manuel Barbosa, disse esta terça-feira, em Fátima que a Assembleia Plenária do episcopado católico vai debater um “plano de Comunicação Social” para a Igreja na próxima reunião magna da CEP, de 9 a 12 de abril.

PR

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