Igreja/Media: Fé e oração passam pelo mundo digital

Apostolado de Oração promove Jornadas Práticas de Comunicação Digital

Fátima, Santarém 21 nov 2014 (Ecclesia) – O Apostolado de Oração promoveu hoje as Jornadas Práticas sobre Comunicação Digital com três “especialistas internacionais” que explicaram “as chaves da Nova Evangelização” à luz das últimas tendências e inovações do mundo digital.

O padre espanhol, Jorge Mujica, especialista em comunicação eclesial espanhol e bloguer apresentou o tema ‘A oração na era digital: Chaves para entender (a ativar) o público em geral’ e comentou que, segundo dados recentes, “a maioria dos católicos partilham conteúdos religiosos”.

Segundo o sacerdote as redes sociais “especificamente católicas” têm como ponto central “a oração e o sentido de pertença eclesial”.

Para o padre Jorge Mujica, a internet é “considerada um meio de comunicação com uma conotação espiritual e corporal”.

O sacerdote alertou ainda para “não” se “renunciar à identidade caracterizadora” dos projetos online para terem partilhas/acessos e fazer a promoção “só quando estiver adequadamente preparado”.

O diretor de comunicação do Opus Dei da Argentina apresentou “reflexões práticas que servem de objeto de trabalho”, numa comunicação sobre o tema “Comunicar a fé no mundo 3.0. Teoria e prática”.

Para Juan Pablo Cannata na comunicação da fé é essencial “conhecer a sensibilidade do público e o contexto” e “produzir conteúdos para encontrar novas ideias”.

O especialista no impacto da fé nos media disse que o católico tem de ter uma atitude “positiva para perceber as perguntas”, por exemplo, dos jovens, para escutar a sua “linguagem, os seus interesses” e o que “procura na rede”.

“Valores como autenticidade e respeito são muito importantes”, observou o especialista para quem as “novas perguntas sobre a fé” têm de ser respondidas com conhecimento porque existe o risco de “responder a velhas perguntas”.

A diretora de comunicação da Aleteia.org assinalou o “momento histórico e importante”, de grande entusiasmo, que o Papa gera “cada vez que se pronuncia”.

Na comunicação sobre o tema “O Papa Francisco e as redes sociais: novos desafios para a evangelização no mundo digital”, Silvia Costantini explicou que esta presença na rede social Twitter, por exemplo, suscita “alto nível de interação”.

Os twetts de Francisco, a “cada dois dias”, “são partilhados quatro vezes mais” que as do presidente dos Estados Unidos da América.

A especialista destaca ainda que a mensagem do Papa Francisco “não tem fronteiras e abarca um público global” porque “todo o mundo” está interessado na mensagem do Papa Francisco.

“A força dele provém da repercussão que as suas palavras geram na rede, não é a idade que influência os usuários mas a proximidade”, acrescentou a diretora de comunicação da Aleteia.org.

As Jornadas Práticas sobre Comunicação Digital, promovidas pelo Apostolado de Oração, da Companhia de Jesus em Portugal decorreram em Fátima, na Domus Carmeli, no dia em que foi apresentada a aplicação “Click To Pray”.CB/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top