Igreja/Família: Jornadas pastorais em Vila Nova de Famalicão sublinharam necessidade de um «caminho conjunto»

Vila Nova de Famalicão, 06 fev 2017 (Ecclesia) – A 12.ª Jornada da Família, promovida pelas Paróquias de Brufe e Santo Adrião, em Vila Nova de Famalicão, realçou a importância da Igreja Católica abordar de forma positiva e aberta os desafios das famílias.

“A família não é um problema mas sim uma oportunidade”, sublinhou Juan Ambrósio, professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, e um dos oradores principais do evento.

Segundo um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, aquele responsável recordou que a família é uma célula essencial da sociedade e do mundo, e “um bem decisivo para o futuro da Igreja”.

O teólogo baseou a sua reflexão em vários documentos do Papa Francisco relacionados com a sociedade e a família, como a exortação apostólica “A alegria do Amor”.

Independentemente dos problemas que hoje afetam as famílias, e que as colocam mais ou menos em conformidade com a doutrina católica, “o horizonte da Igreja não passa pela denúncia, calúnia ou condenação da realidade”.

Para Juan Ambrósio, é preciso “fazer caminho em conjunto” e perceber de que forma é possível “construir um espaço sem excluídos nem marginalizados“, optando por um caminho “gradual” que permita passar do “imperfeito ao perfeito”.

 “A Igreja é chamada a acompanhar, a ajudar a discernir e a integrar, segundo a misericórdia de Deus. Tudo isto não é algo que se faça à pressa”, apontou aquele responsável, que deu como exemplo os matrimónios contraídos fora da Igreja Católica.

“O casamento mesmo que não seja ainda celebrado sacramentalmente é também expressão de amor. Por sua vez, o casamento cristão apura o casamento civil, dá-lhe densidade, dá-lhe sentido e sabor, tal qual o sal na comida. Ou seja, a imperfeição não condiciona nem limita o caminho”, concluiu.

A 12.ª Jornada da Família teve lugar no último sábado, no centro pastoral de Santo Adrião, na Arquidiocese de Braga, com a participação de 350 pessoas vindas não só do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão mas também de Guimarães, Póvoa de Varzim e Braga.

 JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top