Fátima: Santuário promove Jornadas de Comunicação Social pela primeira vez

Centenário das Aparições e visita do Papa em destaque

Fátima, 06 fev 2017 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai promover a 22 de março as suas primeiras Jornadas de Comunicação Social, no contexto do Centenário das Aparições e da visita do Papa Francisco, em maio deste ano.

O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, e o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, vão falar sobre “os eixos teológicos da mensagem de Fátima”, num primeiro painel da formação, destinado a todos os profissionais de comunicação.

A Sala de Imprensa do santuário mariano da Cova da Iria informa que as suas primeiras Jornadas de Comunicação Social pretendem enquadrar os jornalistas nos “aspetos essenciais do fenómeno e da mensagem de Fátima”, aproveitando as comemorações do Ano Jubilar.

O segundo painel da manhã é uma conferência sobre “as fontes de Fátima”, com o diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário, Marco Daniel Duarte.

Segundo o programa, o Centro Pastoral de Paulo VI vai receber mais dois painéis na tarde de 22 de março, que começam sobre “como comunicar Fátima”, com as intervenções do chefe de redação da Agência ECCLESIA, o jornalista vaticanista Octávio Carmo, e Paulo Agostinho, editor de Lusofonia e Internacional da Agência Lusa.

As primeiras Jornadas de Comunicação Social do Santuário de Fátima terminam com as conferências do porta-voz do Opus Dei em Portugal, Pedro Gil, e Carmo Rodeia, diretora de comunicação do santuário, que vão abordar “aspetos mais específicos” da visita do Papa Francisco, nos dias 12 e 13 de maio.

A diretora de Comunicação do Santuário de Fátima explica que a Igreja Católica “sempre procurou” estabelecer um diálogo com o mundo que hoje faz-se, sobretudo, através da comunicação, “seja nos media tradicionais generalistas seja nas redes sociais”.

“Quando o assunto das notícias é a religião é fundamental o empenho, rigor e conhecimento da área em questão uma vez que é um tema complexo, não só pela linguagem mas também pelo próprio conteúdo que mexe com a sensibilidade de cada um”, desenvolve.

Carmo Rodeia destaca que “não é preciso ser-se crente” para escrever sobre religião mas os jornalistas “têm de estar familiarizados com a linguagem religiosa para melhor a decifrarem”.

Neste contexto, a diretora de Comunicação do Santuário de Fátima recordou que o Papa Francisco convidou à divulgação de boas notícias, na mensagem para o 51.º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

“Comunicar Fátima é comunicar uma boa notícia. Estamos na presença de uma mensagem de amor, de misericórdia, com uma enorme atualidade dado o momento histórico em que nos encontramos. O desafio está em como fazê-lo”, acrescentou.

As jornadas de comunicação do Santuário de Fátima destinam-se aos jornalistas, assessores, repórteres e comunicadores em geral e as inscrições devem ser feitas online e têm um custo de 10 euros.

CB/OC

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