Igreja: Curso reúne exorcistas em Roma

Organização preocupada com aumento de fenómenos de satanismo e ocultismo

Cidade do Vaticano, 05 abr 2016 (Ecclesia) – O ateneu pontifício Regina Apostolorum, em Roma, acolhe até este sábado o curso ‘Exorcismo e oração de libertação’, organizado pelo Instituto ‘Sacerdos’, o qual manifestou preocupação com o aumento de fenómenos de satanismo e ocultismo.

Este é um seminário de atualização, “proposto como suporte para os bispos, na preparação dos sacerdotes designados para o ministério do exorcismo”, explica a Rádio Vaticano.

Em declarações à emissora pontifícia, o fundador do curso, professor Giuseppe Ferraris, explica que muitos padres católicos deram conta de dificuldades quando têm de “enfrentar os problemas ligados a pessoas que desejam libertar-se do contacto com o mundo do oculto, da magia, do satanismo.

“Muitos jovens aproximam-se hoje de temáticas ligadas ao oculto e ao satanismo; são atraídos por pessoas da mesma idade, que os levam por estes caminhos. Parecia ter desaparecido, mas pelo contrário, regressou mais forte ainda”, alerta.

O primeiro curso remonta ao ano 2004-2005 e nesta iniciativa multidisciplinar o exorcismo é visto “sob diversos pontos de vista”.

“Por exemplo, existe o ponto de vista eclesial, teológico, bíblico, litúrgico, catequético, canônico e depois o médico e psicológico, o jurídico e criminalístico, o farmacológico e outros ainda”, revela Giuseppe Ferraris.

O curso chegou a inspirar o filme “O rito”, interpretado por Anthony Hopkins, com base no romance escrito por Matt Baglio, que participou na primeira e na segunda edição da iniciativa.

O Catecismo da Igreja Católica explica que o exorcismo acontece, “em nome de Jesus”, para “que uma pessoa ou um objeto seja protegido contra a ação do maligno e subtraído ao seu domínio”.

O exorcismo solene, também chamado “grande exorcismo” é reservado aos casos de possessão diabólica e só pode ser feito por um presbítero com licença do bispo, no cumprimento das regras estabelecidas pelo Ritual da Celebração dos Exorcismos, sendo proibida qualquer interferência da comunicação social ou ajuntamento de pessoas.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top