Igreja/Cultura: Peça teatral sobre a vida do padre Pio de Pietrelcina é exibida no Estoril

Lisboa, 23 mar 2024 (Ecclesia) – A Família do Coração Imaculado de Maria (FCIM) promove hoje, dia 23, um espetáculo teatral sobre a vida do padre Pio de Pietrelcina, às 16h00, no Auditório Senhora Boa Nova no Estoril (Lisboa).

“Ao comprar um bilhete, o participante está a contribuir para a construção da nova igreja da FCIM, em Fátima”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A peça tem 90 minutos, sem intervalo, e mostra a vida do sacerdote italiano da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos que viveu a sua vocação, sobretudo no convento de San Giovanni Rotondo, no sul de Itália cuidando das almas.

São Pio de Pietrelcina nasceu no dia 25 de maio de 1887, na Arquidiocese de Benevento, foi batizado no dia seguinte, recebendo o nome de Francisco; aos 16 anos, no dia 6 de janeiro de 1903, entrou no noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Morcone, tendo aí vestido o hábito franciscano, no dia 22 do mesmo mês, e passou a chamar-se Frei Pio; recebeu a ordenação sacerdotal, a 10 de agosto de 1910, em Benevento, em setembro de 1916, foi mandado para o convento de São Giovanni Rotondo, onde permaneceu até à morte.

O Papa Francisco visitou, no dia 17 de março de 2018, as localidades italianas de Pietrelcina e San Giovanni Rotondo, para homenagear a figura do santo Padre Pio, falecido há 50 anos; deslocação, que inclui uma passagem pelo serviço de Oncologia Pediátrica do hospital ‘Casa Alívio do Sofrimento’, estrutura criada pelo frade capuchinho em 1956.

Por ocasião do Jubileu da Misericórdia (2016), as relíquias dos capuchinhos São Pio de Pietrelcina e São Leopoldo Mandic (Croácia, 1866–1942) estiveram no Vaticano.

LFS/CB

Partilhar:
Scroll to Top