Igreja/Cultura: Padre Tolentino Mendonça e editora Paulinas vão à maior feira internacional do livro

Poeta e biblista em Frankfurt para lançar novo livro e contactar editores estrangeiros que adquiriram direitos das suas obras

Lisboa, 03 out 2012 (Ecclesia) – O padre José Tolentino Mendonça e a delegação portuguesa da editora Paulinas vão marcar presença na Feira do Livro de Frankfurt, considerada a maior do mundo, que decorre de 10 a 14 de outubro.

A “grande aposta” da editora é desde 2011 “a venda de direitos de livros” do poeta e biblista madeirense, explicou a diretora editorial das Paulinas em declarações publicadas hoje no site do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, dirigido pelo padre Tolentino Mendonça.

Os livros ‘O tesouro escondido’ e ‘Pai nosso que estais na terra’ foram vendidos em 2011 para Espanha, América Latina, Brasil, Itália, Alemanha e República Checa, adiantou a irmã Eliete Duarte.

As Paulinas investem agora no novo livro do sacerdote, ‘Nenhum caminho será longo’, que vai ser apresentado a 16 de outubro em Lisboa por Marcelo Rebelo de Sousa.

A editora leva também para a Alemanha a coleção infantil ‘Mãos verdes’, sobre “o ciclo da vida”, e uma obra sobre os ‘pastorinhos de Fátima’, igualmente dirigida às crianças.

As Paulinas em Portugal marcam presença no certame desde 1993, exceto em duas edições, sempre integradas no pavilhão internacional da editora.

“Hoje a Feira de Frankfurt não é bem o que era. Antes íamos lá para saber as novidades, o que já não acontece hoje. Praticamente todos os negócios se fazem antes, pelo que o certame serve sobretudo para nos encontrarmos e conversarmos olhos nos olhos com os nossos parceiros, o que torna a relação profissional muito mais fácil durante o ano”, explicou a responsável.

“Este ano o padre Tolentino vai a Frankfurt com uma dupla função: para uma conferências às Paulinas sobre a forma como a Igreja deve estar presente no mundo da edição, e também enquanto autor, para se encontrar com os editores que adquiriram os direitos dos seus livros”, referiu a irmã Eliete.

Entre as novidades a publicar brevemente em Portugal pelas Paulinas incluem-se “Os leigos depois do Concílio”, no contexto dos 50 anos da abertura do Vaticano II, que se assinalam a 11 de outubro, e “A alegria da fé”, com escritos de Bento XVI, indica a página da Pastoral da Cultura.

Está também prevista uma obra sobre o Átrio dos Gentios, traduzida do italiano, um volume sobre as celebrações do Ano da Fé, assinada pelo bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, especialista em Liturgia, um comentário aos Evangelhos, de Ermes Ronchi, e um livro sobre a deficiência, que vai ser publicado “mesmo equacionando a possibilidade de o prejuízo ser maior do que a receita”.

SNPC/RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top