Igreja Católica aborda desafios da «era digital»

Diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais olha com otimismo para as iniciativas que têm estado a surgir

Lisboa, 22 set 2011 (Ecclesia) – O diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS) considera que a “intervenção ativa” da Igreja Católica nos novos media “é muito importante” e mostra-se satisfeito com o trabalho já realizado.

“Vejo que há um irromper de iniciativas que prometem que a Igreja não vai adormecer nem estar longe do que vai acontecendo de novo” sustenta o cónego António Rego, numa entrevista ao Programa da Igreja Católica na Antena 1 que vai ser emitido este domingo, a partir das 6h00 da manhã.

Nos dias 29 e 30 de setembro, o SNCS promove em Fátima uma Jornada Nacional de Comunicação Social, subordinada ao tema “Era Digital: Revolução na Cultura e na Sociedade.

Convidado a fazer a antevisão do evento, o sacerdote destaca a presença do presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, D. Claudio Maria Celli, que vai falar sobre a forma como a Internet e as redes sociais influenciaram a transmissão da mensagem evangélica.

O diretor do SNCS recorda o que se passou nas últimas Jornadas Mundiais da Juventude, em Espanha, em que a Santa Sé “soube mobilizar os participantes de uma forma muito forte e interventiva”.

“O trabalho digital, no Facebook, Twitter e nas outras redes sociais foi essencial”, tendo a particularidade de promover o convívio entre as pessoas “antes de estarem reunidas em Madrid”, aponta ainda.

Num encontro que deverá juntar mais de uma centena de profissionais de comunicação social, uns ligados à Igreja, outros à temática religiosa na imprensa generalista, o SNCS quer aprofundar a forma como o jornalismo religioso está a aproveitar toda esta “interatividade” para chegar às pessoas.

“É evidente que a perspetiva chamada moralista é a primeira tentação que pode ocorrer mas, para além do juízo que a Igreja emite sobre os factos, é muito importante a criatividade evangélica através desses meios”, conclui.

PRE/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top