Igreja atenta às gentes do mar

Retiro anual reúne cerca de 250 pessoas em Fátima

Fátima, Santarém, 02 fev 2013 (Ecclesia) – O responsável nacional pelo Apostolado do Mar, organismo da Igreja Católica dedicado ao acompanhamento dos profissionais ligados à atividade marítima, destacou hoje em Fátima a ligação dos pescadores à fé.

“Cada vez mais podemos perceber que os homens e mulheres que vivem junto ao mar são pessoas de fé, particularmente nestas épocas de maior dificuldade”, disse à ECCLESIA o padre Sílvio Couto.

Perante situações de dificuldade económica, refere o sacerdote, houve grupos que se mobilizaram para as “ajudar a atenuar”, deixando votos de uma maior interligação entre o organismo que dirige e as comunidades paroquiais.

Segundo o padre Sílvio Couto, apesar do trabalho que desenvolve no setor, “a Igreja não é tida nem achada” para a definição das políticas ligadas às atividades marítimas.

“O Estado podia ter um pequeno gesto de humildade, ao nível da política de pescas e da marinha mercante, e ouvir a Igreja, de vez em quando”, observou, mostrando-se “disponível” para o diálogo.

O Apostolado do Mar realiza o seu retiro anual entre hoje e amanhã, no Santuário de Fátima, encontro com cerca de 250 pessoas, orientado pelo padre Daniel Cacela, filho de um pescador de Setúbal.

O programa do retiro subordinado ao tema ‘Homens e mulheres de fé, hoje’ prevê a realização de uma assembleia entre os profissionais do mar, além de momentos de reflexão e convívio.

Este domingo, adianta o padre Sílvio Couto, tem lugar uma “assembleia do mar”, na qual cada paróquia é convidada a apresentar “sinais de fé” ligadas à vida do mar.

O responsável dá como exemplo “o nome dos barcos” que alguns pescadores escolhem ou “interjeições de fé com que as pessoas encaram momentos de dificuldade no mar”.

“Parece-me significativo que a assembleia do mar seja um momento em que cada um traz o que é seu e partilha com os outros”, prossegue.

Em Portugal o Apostolado do Mar está presente em Vila Praia de Âncora, Caxinas, Buarcos, Nazaré, Peniche, Sesimbra, Setúbal (paróquias de Anunciada e São Sebastião) e Fuzeta.

PR/RJM/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top