Igreja/Arte: Exposição junta artistas a utentes no combate ao estigma da saúde mental

Projeto «Dans le Rôle» pode ser visto até 31 de janeiro no Museu S. João de Deus em Lisboa

Lisboa, 29 nov 2017 (Ecclesia) – O Museu S. João de Deus tem à disposição do público até 31 de janeiro de 2018 a exposição ‘Dans le Rôle’, um projeto que junta artistas profissionais com artistas utentes da Casa de Saúde do Telhal, no combate ao estigma da saúde mental.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, José Azevedo, da Associação P28, entidade parceira nesta exposição, realçou a importância deste género de iniciativas para promover o reconhecimento destas pessoas

“É nisso que andamos a trabalhar há anos, só que também temos consciência que coisas novas neste país são complicadas, e temos de trabalhar muito”, salienta o responsável por esta associação de desenvolvimento criativo e artístico, atualmente com sede no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.

A exposição ‘Dans le Rôle’ resultou de uma união de esforços entre a P28 e o projeto ExperimentAR.TE, da Casa de Saúde do Telhal.

Esta mostra junta várias modalidades, desde a pintura à escultura, passando pela instalação, vídeo e fotografia.

No total estão 14 artistas envolvidos, profissionais como Joana BC, Sandra Baía ou Susana Anágua, e artistas utentes da Casa de Saúde do Telhal, como Alfredo Mineiro e Fernando Azevedo.

Um artista “da caneta e do papel” que desta vez foi desafiado a trabalhar o metal, ou mais concretamente “chapas de bateria”, e “assim nasceu a obra caneta sobre o metal”.

De acordo com Sandra Baía, que trabalhou esta temática concreta com Fernando Azevedo, este projeto “foi uma aventura”.

“Vir trabalhar aqui no Telhal e ter este diálogo, penso que tive a sorte de terem-nos conjugado, a mim e ao Fernando. O Fernando como diz e bem, a arte dele é a escrita, é o papel, o meu é a matéria, e daí o nosso diálogo ser tão direto”, salientou.

Para Pedro Coelho, artista utente da Casa de Saúde do Telhal, que participou na exposição com um trabalho em vídeo, a arte é “uma forma de, quando está menos bem, deitar cá para fora aquilo que sente”, através da “narrativa de vídeo” e também “da fotografia”.

A mais-valia da arte, enquanto terapia, tem estado bem presente na instituição cuidadora na área da saúde mental, como realçou Sara Monteiro, diretora da Casa de Saúde do Telhal.

“Nós temos um espaço, o ExperimentAR.TE, em que os utentes podem experimentar, cada um na sua vertente, criar e desenvolver as suas apetências para pintura, escrita, poesia, o que seja. E é dada essa liberdade e esse espaço para que eles possam disfrutar e criar”, completou.

Além de estar ao serviço da reabilitação psicossocial dos utentes, o ExperimentAR.TE quer também colocar o foco na saúde mental, e valorizar o contributo cultural e artístico dos utentes da Casa de Saúde do Telhal.

“As pessoas que estão aqui hoje connosco sempre criaram, têm esta necessidade, de criar, de estar em atividade artística. E encontraram neste projeto a possibilidade de o fazer”, apontou Maria João Nogueira, psicóloga e coordenadora do espaço ExperimentAR.TE.

A exposição ‘Dans le Rôle’, no Museu S. João de Deus, em Lisboa, pode ser visitada de forma gratuita, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 17h00, até dia 31 de janeiro de 2018.

HM/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top