Iniciativa une católicos em momentos de oração e reflexão

Cidade do Vaticano, 17 mai 2020 (Ecclesia) – O Papa Francisco convidou hoje os católicos a celebrar Semana ‘Laudato Si’, que decorre até ao próximo domingo, assinalando o quinto aniversário desta encíclica ecológica e social do Papa.

“Nestes tempos de pandemia, em que temos mais consciência da importância do cuidado da casa comum”, disse, no Vaticano, após a recitação da oração do ‘Regina Caeli’.

Francisco deixou votos de que os momentos de “reflexão e compromisso comum”, ao longo dos próximos dias, “ajudem a criar e reforçar atitudes construtivas para o cuidado da criação”.

A iniciativa global destina-se a paróquias, comunidades religiosas, dioceses, escolas e outras instituições católicas, contando com o apoio do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, com o Movimento Católico Global pelo Clima e o Renova+.

Em Portugal, diversas iniciativas de oração e reflexão online vão responder ao apelo do Papa.

A Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, organismo dos bispos católicos em Portugal, destaca, numa nota enviada à Agência ECCLESIA, que a encíclica ‘Laudato Si’ é “uma inspiração” para o momento atual, projetando “um futuro mais justo e sustentável”.

O arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, uniu-se à celebração, pedindo à comunidade católica que acompanhe com “interesse, dedicação e oração” às várias iniciativas.

“O Santo Padre interroga-nos sobre ‘que mundo queremos entregar como legado aos nossos filhos’, propondo-nos o convite a assumirmos atitudes novas, face aos sinais que importa saber ler”, realça.

OC

Ecologia/Igreja: Portugal associa-se a Semana «Laudato Si» convocada pelo Papa

Partilhar:
Share