Igreja: Açores celebram festas do Espírito Santo

Angra do Heroísmo, Açores, 07 jun 2014 (Ecclesia) – As comunidades católicas da Diocese de Angra a partir de hoje as festas do Espírito Santo, “um dos maiores traços da identidade açoriana”.

“Saibamos passar da festa à vivência quotidiana, iluminados pelas luzes do Espírito Santo”, disse ao portal da Diocese o responsável pela ouvidoria (conjunto de paróquias) do Pico, padre Marco Martinho.

Juntamente com o Faial, São Jorge e Terceira, o Pico é uma das ilhas do grupo central onde as Festas do Divino Espírito Santo são vividas de uma forma mais intensa.

“Até terça feira, 45 irmandades da ilha montanha vão realizar as suas coroações, procissões e convívios, tendo sempre como mote a partilha”, explica o portal diocesano.

Segundo a nota de imprensa, nestas 45 festas são oferecidas mais de 21 mil refeições o que equivale a mais de 10 toneladas de carne cozinhada nestes dias, acompanhada pelas tradicionais sopas, carne cozida e assada, massa sovada e arroz doce.

Em cada arraial são distribuídas as rosquilhas, vésperas ou pão a todos aqueles passam pela freguesia.

“Estas são as festas do povo que se exprimem na alegria do convívio, na interajuda comunitária, na vivência da irmandade e na abundância dos bens materiais que, partilhados, chegam para todos” sublinha o padre Marco Martinho.

“O Espírito de partilha é a essência deste culto”, lembra por sua vez Manuel Serpa, irmão da Irmandade de São Mateus, a mais antiga da ilha do Pico que data do início do século XVIII.

O vigário-geral da diocese, padre Hélder Fonseca Mendes, precisa que estas festas do Divino Espírito Santo têm três componentes: “A oração e celebração com a coroação do imperador; a comunitária, com os jantares, convívios e arraial e a social, com a distribuição de esmolas, de pão, vinho e carne aos irmãos e a todos os necessitados”.

CR/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top