Guarda prepara plano pastoral para os próximos anos

D. Manuel Felício escreve aos padres da Diocese

Preparar o plano pastoral para os próximos anos, é a principal proposta das reuniões do clero que estão a decorrer, por zonas pastorais, na diocese da Guarda.

Em documento enviado aos sacerdotes, D. Manuel Felício, adianta que “a Palavra vai estar no centro do nosso programa pastoral para os próximos anos, subordinado ao lema: A Palavra de Deus convoca e envia”.

“Tendo em conta o carácter eclesial da fé cristã e que, por isso, esta só pode ser vivida em comunidade e não no individualismo arbitrário, o evangelista do ano será o guia para os grupos constituídos, incluindo movimentos, e outros que devem ser criados. Para isso vamos retomar o esforço de constituição e mobilização de grupos, agora grupos bíblicos, para progredir no encontro vivo e vital com Cristo, através da recepção de cada um dos evangelhos dos próximos três anos”, explica.

Em relação ao ano pastoral de 2010/2011, o Evangelista S. Mateus servirá de guia para aprofundar o seguimento de Cristo e motivar para a Nova Evangelização.

Estão agendadas as seguintes propostas: A elaboração de um calendário de actividades diocesanas; umas jornadas diocesanas, a 17 e 18 de Setembro; acções de formação, em Outubro, sobre o Evangelista S. Mateus e como os grupos bíblicos devem funcionar; a apresentação de um texto de apoio, em Novembro; formação para os animadores dos grupos bíblicos; e a avaliação do primeiro ano, em Junho de 2011.

Olhando para a experiência dos últimos quatro anos, em que a referência foi o Catecismo da Igreja Católica”, D. Manuel Felício explica que “para além de constituir grupos, precisamos de cuidar dos seus animadores e motivar a participação, introduzindo as novas tecnologias, no processo da formação”, “precisamos de variar as iniciativas adaptando-as aos diferentes lugares”.

As reuniões arrancaram hoje, 23 de Junho, no Seminário do Fundão (zona Sul) e no Centro Pastoral de Pinhel (zona norte) e continuam amanhã, 24 de Junho, na Casa Rainha do Mundo, em Gouveia (zona oeste) e no Seminário da Guarda (zona centro).

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top