Guarda: Formação na fé dos jovens e das famílias é a prioridade dos padres

D. Manuel Felício presidiu à Missa Crismal na Sé da Guarda

Guarda, 17 abr 2014 (Ecclesia) – O bispo da Guarda, D. Manuel Felício disse hoje durante a homilia da Missa Crismal na Sé, que os sacerdotes da diocese devem ter como “opção de fundo” a “formação na fé” envolvendo “os jovens e as famílias”.

“A nossa opção de fundo, enquanto conjuntamente responsáveis pela condução pastoral desta diocese, é a formação na Fé e de modo especial envolvendo os jovens e as famílias”, disse D. Manuel Felício.

“As famílias são já a grande prioridade de toda a Igreja, colocadas como estão no centro dos dois próximos sínodos” sendo que “os jovens e a realidade da vocação que necessariamente lhes está associada têm de merecer toda a nossa atenção, para que possam dar futuro à Igreja e particularmente às comunidades que nos estão confiadas”, acrescentou.

O bispo da Guarda lembrou que a diocese “é territorialmente vasta, mas desigualmente povoada” sendo que “a tendência da população é para diminuir, de forma mais acelerada do que no conjunto do nosso país”.

Apesar destas dificuldades D. Manuel Felício garante que os sacerdotes querem “estar junto de todos, num esforço de proximidade e acompanhamento o mais personalizado possível, mas de forma diferente conforme as diferentes situações”.

O bispo da Guarda lamentou ainda que a diocese tenha “menos padres hoje do que tinha há alguns anos atrás e as projeções dizem que vão ser ainda menos no futuro próximo” uma realidade que o bispo espera que motive os sacerdotes “a organizar nas paróquias e conjuntos de paróquias a necessária complementaridade entre ministérios ordenados e ministérios laicais” além de reforçar “o empenho de todos em promover as vocações sacerdotais”.

MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top