Inaugurada hoje por D. Jorge Ortiga Uma Galeria que pretende “ser recordação daqueles que, em Igreja, marcaram a história multissecular através dum esforço em tornar Braga na “Roma Portuguesa”, expressão-síntese dum território que acolheu os dinamismos fundamentais da mensagem cristã” – referiu D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, na cerimónia de inauguração da Galeria dos Arcebispos, dia 31 de Março. Situada no antigo edifício da Cúria, nos jardins do Paço Arquiepiscopal, esta galeria conta com 142 quadros que sintetizam um “longo percurso”. Ao inaugurar esta Galeria, contou com a presença do Núncio Apostólico, D. Alfio Rapisarda, e do Arcebispo Emérito, D. Eurico Dias Nogueira, “não estamos a abrir ao público um conjunto de quadros. Queremos conservar, ordenada e sinteticamente, um percurso de grandes iniciativas e disponibilizamo-nos para Visitas ocasionais e a pedido” – sublinhou D. Jorge Ortiga. E apela: esperamos que este esforço de recuperação dum espaço, suscite mais amor à Diocese – por parte dos crentes ou dos indiferentes – e a todos responsabilize no itinerário de ser Igreja, aqui e agora, com algo de imprescindível a dizer à sociedade hodierna”. Notícias relacionadas • Galeria dos Arcebispos
