Frentes da Comunicação Social

A página da Agência ECCLESIA, a rádio e o contacto directo com os jornalistas serão três eixos de trabalho em que o Secretariado Nacional das Comunicações Sociais vai apostar, no próximo ano pastoral. A contínua aposta e investimento na página da Agência ECCLESIA serão visíveis em melhoria da informação, grafismo, rapidez e cobertura de acontecimentos, assume o Cónego António Rego, Director do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais. Estão em andamento “conversações com a Rádio Difusão Portuguesa” para a transmissão de um programa na rádio, “de acordo com a lei de liberdade religiosa”, à semelhança do que acontece com o programa ECCLESIA, no formato televisivo. “As confissões religiosas têm dados concretos quanto ao horário de transmissão”, aponta o Cónego Rego. Será de Segunda a Sexta-feira das 22h45 às 23 horas e ao Domingo entre as 6 e as 7 horas. “Falta estudar a formatação dos programas consoante os meios que vamos dispor e a equipa de trabalho”, aponta o Director do Secretariado. No entanto, não existe ainda data prevista para arranque do projecto. Um factor “dependente da assinatura do protocolo com a RTP”. A preparação do Dia Mundial das Comunicações Sociais será alvo de maior atenção. “Gostaríamos de fazer mais do que marcar o dia, mas antes replicar esse encontro ao longo do ano”, incentivando o contacto com os jornalistas “ e recebendo propostas e estímulos que queiram lançar”. O Cónego António Rego indica que “são muitos os jornalistas que se mantêm em contacto com a Agência ECCLESIA e já se habituaram a não trabalhar a matéria religiosa sem um contacto com a redacção. Não para aprender mas para confirmar que o que escrevem está bem documentado”. O investimento na Agência será uma ferramenta “para chegar cada vez mais aos jornalistas”. Este responsável dá conta ainda que a presença no Conselho de Opinião da RTP “vai exigir um estudo cada vez mais apurado do interesse e necessidade para o serviço público de televisão”.

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