Símbolo foi entregue ao arcebispo D. Dieudonné Nzapalainga num encontro com representantes das Forças Nacionais Destacadas

Foto: ordinariato.castrense.pt

Lisboa, 12 dez 2022 (Ecclesia) – O arcebispo de Bangui, cardeal Dieudonné Nzapalainga, recebeu da Força Nacional Destacada (FND) presente na República Centro Africana uma cruz, símbolo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se vai realizar em Lisboa, em agosto de 2023.

A entrega da cruz é pretendeu ser “sinal da comunhão entre a diocese castrense e a diocese de Bangui”, indica uma notícia publicada no site do Ordinariato Castrense.

A Diocese das Forças Armadas e de Segurança (FAS) recebe neste mês de dezembro os símbolos da JMJ, a cruz e o ícone de Nossa Senhora, estando em peregrinação por diferentes unidades dos ramos das FAS.

“A Força Nacional Destacada na República Centro Africana não ficou alheia a este evento e concretizou o desejo de D. Rui Valério de entregar à Diocese de Bangui a cruz, símbolo da JMJ 2023 em Portugal”, pode ler-se.

O encontro foi ocasião para o arcebispo de Bangui manifestar “gratidão” ao responsável pela diocese das FAS e “a todos os militares que emprestam a sua juventude e a sua vida na construção da paz”, bem como para recordar a “devoção comum e a experiência espiritual” partilhada por D. Dieudonné Nzapalainga, nas peregrinações ao Santuário de Fátima.

A audiência foi acompanhada pelo comandante da 12ª QRF-MINUSCA, tenente coronel Nuno Neto, o capelão yenente Bruno Espínola e o oficial médico, capitão Guerreiro.

O capelão Bruno Espínola, natural da diocese de Angra, que se encontra destacado a acompanhar as forças militares na RCA durante o mês de dezembro, teve ocasião de “partilhar a cultura e as tradições”, oferecendo produtos regionais – “Queijada da Graciosa, o queijo de São Jorge, terço dos Romeiros da Ilha de São Miguel e ícones religiosos da devoção ao Senhor Santo Cristo dos Milagres”.

O encontro manifestou ainda a “estreita relação de colaboração entre esta Força Nacional Destacada e a diocese de Bangui”, na pessoa do Tenente Coronel Nuno Neto.

LS

Partilhar:
Share