Iniciativa quer levar a história da padroeira de Aveiro “além-fronteiras”

Foto: CMA

Aveiro, 11 ago 2022 (Ecclesia) – Os CTT – Correios de Portugal lançaram um selo alusivo a Santa Joana Princesa, dedicado à celebração dos 550 anos da padroeira em Aveiro.  

Além do selo, com imagem de Santa Joana Princesa, foi ainda lançado o ‘Inteiro Postal dos CTT – Correios de Portugal’, e apresentação de uma mostra filatélica dedicada a Santa Joana na Sala de Exposições Temporárias do Museu de Aveiro.

O momento contou com a presença do vigário-geral da diocese, padre Manuel Rocha, e do presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves.

Foto: CMA

“Uma data com esta importância deve ser celebrada com a dignidade que merece. O lançamento deste selo postal é um marco importante para relembrar o legado de uma personalidade ímpar e honrar a memória da nossa padroeira. Os selos com a sua imagem vão percorrer o país e o mundo, levando mais longe ainda o nome e a história da Princesa Santa Joana. O modo de vida que escolheu ter, despojado de bens materiais, é uma inspiração e um grande exemplo de sentido de serviço à comunidade”, afirmou o autarca.

Um dos postais carimbados e assinados pelas duas personalidades ficará no Museu dos CTT, acompanhado de uma placa comemorativa do evento. Um segundo estará disponível no Museu de Aveiro/Santa Joana.

Santa Joana Princesa, filha do rei Afonso V, que podendo ter sido rainha em vários reinos da Europa preferiu unir-se a Cristo e à paixão de Cristo, partindo para o claustro aos dezanove anos. Faleceu em Aveiro, no convento das dominicanas, em 1490, é um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

SN

Partilhar:
Share