Festa da ComUnidade

Na paróquia de S. Tomás de Aquino, em Lisboa

A paróquia de S. Tomás de Aquino promove, neste Domingo, a Festa da Comunidade. Uma oportunidade para “reparar e fortalecer os laços que, entre nós, já estejam gastos pelo tempo e pelas circunstâncias da vida”. É esse o objectivo do pároco, Pe. Nélio Pita, para as iniciativas que marcam esta Festa: a Eucaristia, às 11h30, seguindo-se um almoço para o qual já estão inscritas 500 pessoas (não sendo já possível aceitar mais inscrições)

“Nos primórdios da Igreja, os primeiros cristãos deixavam transparecer sem complexos esse algo de «tão comum» que os distinguia dos outros – a fé em Cristo Ressuscitado, o mandamento do Amor ao próximo. Admirados, os não cristãos diziam entre si: «vêde como eles se amam!». Esse testemunho da unidade na comunidade era tão apelativo que, gradualmente, centenas, milhares de homens e mulheres quiseram integrar o «Novo Caminho», onde a lei fundamental era o amor”.

Ao propor esta Festa à comunidade, o Pe. Nélio Pita afirma que “actualmente, na Igreja, precisamos de recuperar o sentido de pertença a uma comunidade, a uma família, como lugar da amizade, da comunhão fraterna, da vida, do acolhimento de todos sem distinção, do respeito mútuo, de inter-ajuda”.

“Num tempo em que somos estranhos nos nossos grandes prédios, estrangeiros na nossa própria cidade, desconhecidos entre colegas de trabalho, urge fazer pontes que nos aproximem uns dos outros. A comunidade cristã deve continuar a ser sinal para o mundo de uma outra realidade, onde «todos se amam», porque temos em comum a fé no Deus que, por amor, morreu por nós”. Refere o sacerdote vicentino.

A paróquia de S. Tomás de Aquino fica situada na cidade de Lisboa, numa zona residencial nova, marcada pela fixação de novas famílias há poucos anos.

Ao propor esta Festa, o pároco espera que quem pertence à comunidade e não tem raízes e não se conhece, possa “estabelecer laços, formar uma ComUnidade.

Mini-encontro de Taizé

Na vigília da Festa da Comunidade, o grupo de Oração de São Tomás de Aquino promove um mini-encontro de Taizé. Momentos de oração, ao longo da noite de sábado, como seguinte programa:

23h30m – Oração animada com cânticos de Taizé e adoração ao Santíssimo;

00h30m – Pequenos grupos de reflexão com base em temas preparados para serem reflectidos em grupo;

01h30m – Partilha entre todos os grupos;

02h30m – Convívio (música, jogos, embora com alguma moderação).

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top