Férias: Um interior «desconhecido» pela «Via Algarviana»

Proposta abre edição do semanário ECCLESIA dedicado a destinos de verão nas dioceses portuguesas

Faro, 07 ago 2017 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve propõe aos que visitam o território a experiência de um percurso “desconhecido, mais genuíno, com muito por desvendar” no interior da região, para além das praias que são destinos óbvios.

“Entre a serra e o barrocal, onde a vida se movimenta a outro ritmo, mais calmo e também mais acolhedor”, é a sugestão de visita de Samuel Mendonça e que se percorre na Via Algarviana.

A última edição do semanário digital ECCLESIA sugere 20 locais, um por diocese, para conhecer Portugal e descentralizar destinos em tempos de férias.

A Grande Rota (GR13) pedestre atravessa o interior entre Alcoutim e o Cabo de São Vicente e, segundo o jornalista, estão garantidas “memórias inesquecíveis a quem se atrever percorrê-la”.

A Via Algarviana, que parte da indicação de um antigo Trilho Moçárabe – entre Mértola ao Cabo de São Vicente – proporciona um encontro entre “a natureza, a espiritualidade e a cultura”.

O percurso é uma aventura por “séculos de história, um retorno às raízes, aos aromas da natureza e aos sabores da terra”, um reencontro com as tradições culturais, gastronómicas e religiosas.

Samuel Mendonça contextualiza também que a Via Algarviana tem 14 setores que atravessam as serras do Caldeirão, Espinhaço de Cão e Monchique, e pode ser percorrida integralmente ou subdividida, e em percursos complementares ou áudio-guiados.

O Semanário Ecclesia sugere 20 destinos de visita, um em cada diocese de Portugal, num roteiro de natureza, património e espaços religiosos; a publicação online regressa a 8 de setembro.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top