Francisco envia mensagem ao Encontro Global do Turismo

Cidade do Vaticano, 28 jun 2022 (Ecclesia) – O Papa Francisco encorajou os participantes do Encontro Global do Turismo Jovem da ONU a “usar bem e com responsabilidade o tempo de férias”, numa mensagem enviada à iniciativa que se realiza em Sorrento (Itália), até 3 de julho.

“Encorajo todos a usar bem e com responsabilidade o tempo de férias. É assim que se cresce e se prepara para assumir tarefas mais exigentes”, afirmou, na mensagem divulgada hoje pelo portal ‘Vatican News’.

O Papa dirigiu-se em vídeo aos participantes do encontro, pedindo que “além do entretenimento e do descanso”, se aproveita o tempo de férias para voluntariamente “ajudar em iniciativas de solidariedade”, “pequenos trabalhos para ajudar as famílias ou para sustentar os seus estudos”.

Francisco recordou ainda quem opta por dias de silêncio e oração para “estar com Deus e receber luz nos seu caminho”.

O encontro promovido pela Organização Mundial do Turismo mobiliza mais de 130 jovens – entre os 12 e os 18 anos de idade – de 60 países.

“Sejam mensageiros de esperança e de renascimento para o futuro”, desejou o Papa no final da mensagem.

Segundo o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, Zurab Pololikashvili, este evento vai ajudar a “construir um legado duradouro”, dando aos jovens as habilidades e conhecimentos necessários para “transformar o turismo não apenas nas suas comunidades, mas em todos os lugares”.

Do programa do ‘Encontro Global do Turismo Jovem’ constam seis masterclasses, duas palestras, a simulação de uma Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo da ONU e sessões interativas onde vão falar com as Nações Unidas, com os ministros do Turismo e outros funcionários de alto nível de vários países, como República Democrática do Congo, Croácia, Alemanha, Geórgia, Albânia, Azerbaijão, Cazaquistão, Maldivas, Espanha, Montenegro, São Tomé e Príncipe, Iêmen.

Os participantes vão concentrar-se em alguns dos principais desafios e oportunidades do turismo global neste momento, nomeadamente no papel deste setor para alcançar a Agenda 2030 da ONU e suas 17 Metas de Desenvolvimento Sustentável, e estas que incluem uma “análise aprofundada da biodiversidade”, através de uma excursão à Área de Proteção Marinha de Punta Campanella, sobre técnicas do mar e da navegação.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), através do Fórum Mundial da Alimentação, vai acolher um debate sobre “soluções para reduzir o desperdício de alimentos no turismo”, no Encontro Global do Turismo Jovem [Global Youth Tourism Summit – GYTS].

CB/OC

 

Partilhar:
Share