Fátima: «Ser Igreja Para Todos» – pessoas com deficiência peregrinam à Cova da Iria

D. José Traquina acompanha encontro e arcebispo D. Jorge Ortiga preside à Eucaristia de encerramento

Lisboa, 16 jun 2017 (Ecclesia) – O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência (SPPD), da Igreja Católica em Portugal, dinamiza a sua peregrinação ao Santuário de Fátima, entre hoje e domingo, com o tema ‘Caminhar Na Luz E Na Alegria – Ser Igreja Para Todos’.

Maria Isabel Vale, membro do SPPD, refere à Agência ECCLESIA que que esta iniciativa quer ser "um marco para sensibilizar, envolver e procura de caminhos" nas comunidades católicas.

"Pusemo-nos a caminho há dois anos para chegar a este número de participantes, 400. Queremos que cada um participe como pode. E sabemos que é tudo muito caro: os transportes adaptados, que exigem apoio das câmaras, das instituições e esforço para contornar os obstáculos que surgem", assinala, numa entrevista que integra hoje a nova edição do Semanário ECCLESIA, com um especial dedicado à Pastoral e Pessoas com Deficiência.

Os peregrinos começam a chegar esta noite a Fátima e a sessão de abertura está marcada para as 10h00 de sábado, com a intervenção de D. José Traquina, bispo auxiliar de Lisboa, sobre o tema ‘Igreja para todos: Caminho em peregrinação’, no Salão Bom Pastor, no Centro Paulo VI.

Meia hora depois, o tema ‘Igreja peregrina na luz e na alegria’ junta num painel o padre Jesuíta Paulo Duarte numa conversa com Américo Azevedo e os pais do Bernardo, Carmo e Rui Diniz, antes da sessão interativa ‘todos temos luz para dar’.

Na tarde do dia 17 de junho destaca-se ainda, a partir das 15h00, o painel que vai juntar a Fraternidade Cristã de Doentes Crónicos e Deficientes Físicos (FCD) da Pastoral da Saúde, o Movimento Fé e Luz, da Pastoral da Família, e a equipa do Serviço Pastoral a Pessoa com Deficiência da Diocese de Bragança-Miranda.

Durante a tarde de sábado, vai também realizar-se uma sessãosobre o tema ‘Fátima, mensagem de Luz e de Paz’, às 16h30, e a Eucaristia presidida por D. José Traquina tem início às 18h00.

O último dia da peregrinação do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência vai começar com uma peregrinação simbólica da rotunda Sul, a partir das 09h00.

Às 11h00, o convite é para uma ‘festa da Luz e da Alegria’ que vai ser apresentada pelas dioceses, movimentos e instituições, com coros, música, testemunhos, encenações.

O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, vai presidir à Eucaristia de encerramento da Peregrinação Jubilar das Pessoas com Deficiência ao Santuário de Fátima, às 15h00 de 18 de junho, na Basílica da Santíssima Trindade.

CB/PR/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top