Fátima: Santuário celebrou atribuição do título de basílica à igreja da Santíssima Trindade

Bispo diocesano destacou «reconhecimento» à importância do edifício inaugurado em 2007

Fátima, Santarém, 27 ago 2012 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima assinalou este domingo a atribuição do título de basílica à igreja da Santíssima Trindade, numa missa presidida pelo bispo da diocese, que falou num “reconhecimento” para o edifício inaugurado em 2007.

D. António Marto disse, na sua homilia, que a atribuição do título, por parte da Santa Sé, mostra o “reconhecimento de que esta igreja é um centro importante e significativo de peregrinação, que carateriza este Santuário de Fátima”.

“Aqui o povo de Deus aprende a ser e sente-se a si mesmo como povo peregrino”, disse o prelado, citado pela sala de imprensa da instituição em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, leu o decreto de 19 de junho de 2012, assinado pelo prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, cardeal D. António Cañizares Llovera, onde é anunciada a atribuição do título e indicado a data de 13 de novembro como o dia da festa litúrgica da Basílica da Santíssima Trindade.

D. António Marto referiu que nesta igreja todos são “convidados a elevar o coração para o mistério de Deus no seu infinito amor trinitário” e deixou vários alertas aos participantes na celebração.

“Hoje, mesmo que Deus não seja negado, é excluído do horizonte da vida de muitas pessoas e até da Igreja. É, para muita gente, o grande desconhecido, o ignorado, o esquecido, e próprio Jesus é reduzido a uma personagem da história, é admirado, mas não é amado”, afirmou o bispo de Leiria-Fátima.

“Basílica” é o título concedido pela Santa Sé a algumas igrejas pela sua antiguidade ou por serem centros de peregrinações.

Há “basílicas maiores” e “basílicas menores”, de que são exemplo, em Portugal, a dos Mártires, em Lisboa, a Real, de Castro Verde, e a de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, perto do local onde se situa a igreja da Santíssima Trindade.

A palavra “basílica”, com origem nos termos gregos “basileus” (rei) e basilikos (real), era utilizada em Roma para designar grandes edifícios de reunião, como tribunais e átrios onde se celebravam os contratos.

RJM/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top