Açores: Porta-voz do episcopado recorda «caráter forte» de D. Aurélio Granada Escudeiro

Falecido bispo de Angra foi um «dinamizador da Ação Católica», a nível nacional, sublinha o padre Manuel Morujão

Lisboa, 27 ago 2012 (Ecclesia) – O secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) elogiou hoje o “caráter forte e decidido” do antigo bispo de Angra, D. Aurélio Granada Escudeiro, que morreu este sábado, aos 92 anos, na ilha açoriana de São Miguel.

O padre Manuel Morujão assinala à Agência ECCLESIA que o prelado juntava a essas caraterísticas a “amabilidade e cordialidade”.

“Foi um pastor de zelo incansável, na diocese mais dispersa de Portugal, com fiéis em 9 ilhas, separadas por um mar em que facilmente há «mau tempo no canal» [título de um romance de Vitorino Nemésio, escritor nascido nos Açores, ndr]”, refere o porta-voz da CEP.

“Impressionava-me a fidelidade e interesse com que participava nos encontros da Conferência Episcopal, apesar da sua fraca saúde nestes últimos anos”, acrescenta.

D. Aurélio Granada Escudeiro é ainda recordado como “grande dinamizador” da Ação Católica Portuguesa, “tanto a nível da sua diocese de origem [Portalegre-Castelo Branco] como a nível nacional”.

“Recordo que a minha professora primária, natural de Viseu, me falou, há poucos anos, com grande estima e admiração de D. Aurélio pelas suas ações de formação na Ação Católica”, conclui o padre Manuel Morujão.

As exéquias do falecido bispo vão decorrer esta terça-feira às 11h00 locais (mais uma hora em Lisboa) na igreja de São José, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, adiantou a Diocese de Angra.

A celebração vai ser presidida por D. Augusto César, bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco.

O bispo de Angra, D. António de Sousa Braga, que se encontra no estrangeiro, vai dirigir na quarta-feira nova celebração exequial na Catedral de Angra do Heroísmo, seguida do funeral, que poderá realizar-se às 11h00 ou às 15h00, conforme os horários dos voos das companhias aéreas, indica a página da diocese.

Natural de Alcains, Castelo Branco, D. Aurélio Granada Escudeiro nasceu a 29 de maio de 1920 e fez os seus estudos nos Seminários de Gavião, Alcains e Olivais.

Ordenado padre em Portalegre, a 17 janeiro de 1943, foi escolhido pelo Papa Paulo VI para bispo coadjutor de Angra a 18 de março de 1974 e recebeu a ordenação episcopal a 26 de maio desse ano.

A 30 de junho de 1979 foi nomeado bispo residencial da diocese açoriana, tendo precedido no cargo a D. António de Sousa Braga.

O 37.º bispo de Angra recebeu o Papa João Paulo II, em abril de 1991, na visita às ilhas Terceira e de São Miguel.

D. Aurélio Granada Escudeiro apresentou a renúncia ao cargo em abril de 1996; regressou à sua terra natal, mas viria a fixar residência na Casa Sacerdotal de Ponta Delgada em maio de 2011.

OC/RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top