Programa conta pela primeira vez com cinco turnos, devido à «elevada procura»

Foto: Santuário de Fátima

Fátima, 23 jul 2018 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima está a acolher desde domingo a 12.ª edição de férias para pais que têm filhos com deficiência, este ano pela primeira vez com cinco turnos, devido à “elevada procura” por esta iniciativa.

O primeiro turno conta com 22 jovens e nove pais, apoiados por 15 voluntários.

“Através deste programa, as crianças e jovens portadores de deficiência ficam, durante uma semana, ao cuidado de voluntários, proporcionando, deste modo, um momento de descanso e uma oportunidade de enriquecimento moral e espiritual aos seus cuidadores”, assinala o Santuário de Fátima, em nota divulgada através da sua página na internet.

A iniciativa decorre no Centro de Espiritualidade Francisco e Jacinta Marto, dos Silenciosos Operários da Cruz, com o Santuário a assumir as despesas da alimentação e de alojamento de todos os participantes.

A criação de um quinto turno vai ao encontro da “elevada procura” desta semana de férias, refere o padre José Nuno Silva, responsável pelo Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima.

“De há 12 anos a esta parte, o Santuário tem sido precursor na preocupação com esta fragilidade, que expressa uma espécie de infância perpétua… O que faz todo o sentido, num Santuário onde a infância assume uma importância central”, salienta o sacerdote.

Francisco Fernando tem paralisia cerebral e participa pela primeira vez.

“Sou muito devoto e em Fátima posso viver a minha fé, conhecer mais a Mensagem de Nossa Senhora”, refere, contando que foi uma vizinha que lhe falou da iniciativa.

Maria Adélia é mãe de dois dos 22 jovens que integram o primeiro turno.

“Quando voltamos a casa, eu vou mais aliviada, com as energias retemperadas, eu e os meus filhos, e isso também acontece pela partilha com outros pais, que é fundamental”, explica.

Em cada um dos turnos estão incluídas diversas atividades, entre as quais uma visita guiada aos Valinhos, uma outra à Capelinha das Aparições e ao Santuário, e uma ida à Praia das Rocas, em Castanheira de Pêra.

OC

Partilhar:
Share