Fátima: Reitor destacou «sinais da presença de Jesus Cristo» nos profissionais de saúde, cuidadores informais e voluntários

Padre Carlos Cabecinhas incentivou fiéis a «gestos concretos de amor e entrega»

Fátima, 13 abr 2020 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima afirmou que celebrar a Páscoa “significa renovar o olhar, animado pela fé”, para reconhecer as “muitas formas nas quais Cristo se faz hoje presente” na vida, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

“Podemos descobrir a presença de Jesus ressuscitado em tantos profissionais de saúde, em tantos cuidadores informais, em tantos voluntários que se desdobram e iniciativas para que nada falte aos mais frágeis e desfavorecidos”, disse o padre Carlos Cabecinhas, na Eucaristia do Domingo de Páscoa.

Segundo informação divulgada pelo Santuário de Fátima, o reitor explicou que “o grande desafio é, hoje”, na situação difícil que o mundo atravessa, por causa da Covid-19, descobrir “os sinais da presença de Jesus Cristo vivo, ressuscitado”, e destacou os que “se dedicam, de alma e coração, a ajudar as vítimas da atual pandemia e a ajudar os mais necessitados”.

Numa Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, sem peregrinos, o padre Carlos Cabecinhas explicou a quem acompanhava a Missa de Páscoa pela transmissão online que cada um é convidado também a ser “presença deste mesmo Cristo vivo e ressuscitado, «que passou fazendo o bem»”, vencendo o egoísmo e comodismo.

“Percebemos a presença de Cristo vivo em nós quando não nos fechamos nos nossos interesses e nos abrimos aos outros com gestos concretos de amor e entrega”, acrescentou.

O reitor do santuário mariano na Cova da Iria afirmou que a celebração da Páscoa “é, assim, um veemente apelo à fé” e a imitar “a atitude do discípulo amado, que «viu e acreditou»”.

“A Jesus não o podemos ver, hoje, como o viram aqueles que com Ele viveram durante a sua vida na Palestina. A presença do Ressuscitado é invisível aos olhos, mas a fé percebe os sinais da sua presença. Pela fé, reconhecemo-lo presente nas nossas vidas: Através da Sua Palavra, nas nossas celebrações, de modo especial a Eucaristia, naqueles com quem vivemos, nos acontecimentos que nos cercam”, desenvolveu.

Este domingo de Páscoa, no Santuário de Fátima rezaram também pelas vítimas diretas e indiretas do novo coronavírus, ao meio dia, na oração mariana do ‘Regina Caeli’.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top