Sociedade Ponto Verde promover ações de sensibilização no local

Fátima, 10 mai 2019 (Ecclesia) – A Sociedade Ponto Verde vai promover a recolha seletiva de lixo durante a Peregrinação Internacional Aniversário de 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima e desenvolver “ações de sensibilização”.

“Entre os dias 11 e 13 de maio a ‘Sociedade Ponto Verde’ vai acompanhar as celebrações de Fátima com estruturas de recolha seletiva e mochileiros”, pode ler-se no comunicado enviado hoje à Agência Ecclesia.

O número de pessoas que acorrem por estes dias ao Santuário de Fátima fez com que a Sociedade Ponto Verde (SPV), em parceria com a Valorlis, marque “presença no local com várias ações de sensibilização” para a realidade da separação do lixo.

“Entre os dias 11 e 13 de maio, a SPV disponibilizará não só estruturas de recolha seletiva distribuídas em pontos estratégicos do Santuário de Fátima, mas também vai contar a colaboração de mochileiros, devidamente identificados, cuja missão consiste em sensibilizar e ajudar a população a recolher e depositar no recipiente correto os diferentes materiais de embalagens”, lê-se no comunicado.

A Peregrinação Internacional Aniversário ao Santuário de Fátima de 12 e 13 de maio, que assinala o segundo aniversário da canonização dos pastorinhas Francisco e Jacinta Marto, é presidida pelo arcebispo de Manila, cardeal D. Luis Antonio Tagle, num sinal de “atenção à Ásia”.

De acordo com o Santuário de Fátima, o número de peregrinos do continente asiático “não para de surpreender”.

Só “nos primeiros quatro meses deste ano”,  já estiveram presentes na Cova da Iria “60 grupos de peregrinos asiáticos, nove dos quais oriundos das Filipinas”, refere uma nota do Santuário de Fátima.

No total de 1934 peregrinos que solicitaram o apoio do Departamento de Acolhimento do Santuário de Fátima, entre janeiro e abril de 2019, prevalecem os fiéis provenientes da Coreia do Sul, com um total de 730 pessoas distribuídas por 30 grupos.

Outro país em destaque neste ranking é o Sri Lanka, de onde chegaram, durante este período, 428 peregrinos, integrados em 8 grupos.

Sobre a presença de D. Luis Antonio Tagle em Fátima, o santuário mariano recorda que as Filipinas são o único país do continente asiático onde os católicos estão presentes em número maioritário, representando cerca de 90 por cento da população.

SN/JCP/PR

Fátima: Peregrinação Internacional de 12 e 13 de Maio é presidida pelo arcebispo de Manila, cardeal Tagle

 

Partilhar:
Share