Fátima: Padre Carlos Cabecinhas é o novo reitor do Santuário

Sacerdote sucede a Virgílio Antunes, nomeado bispo de Coimbra. Tomada de posse prevista para 11 de junho

Fátima, Santarém, 05 mai 2011 (Ecclesia) – O padre Carlos Cabecinhas, natural de Leiria, é o novo reitor do Santuário de Fátima, depois de o seu nome ter sido aprovado pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) para um mandato renovável de cinco anos.

A decisão foi anunciada esta tarde, no comunicado final da assembleia plenária da CEP.

Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas, de 40 anos, atual capelão do Santuário, substitui o padre Virgílio Antunes, reitor desde 2008, que a 28 de abril foi nomeado bispo de Coimbra pelo Papa Bento XVI.

O nome do novo responsável foi proposto pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, depois de ouvir o Conselho Nacional do santuário mariano da Cova da Iria.

Em conferência de imprensa, o bispo sublinhou a “riqueza humana muito notável” e os “dotes de pastor” do novo reitor.

António Marto disse que o nome do padre Carlos Cabecinhas foi ratificado “por unanimidade” pela assembleia da CEP, depois de consultas feitas “o mais rapidamente e o mais discretamente possível” e voltou a deixar elogios ao sacerdote da sua diocese, ao qual apontou “dotes inteletuais raros”.

O prelado admitiu que, em relação ao reitor cessante, esperava pelo menos um “mandato de cinco, seis anos” do padre Virgílio Antunes.

Carlos Cabecinhas, padre da diocese de Leiria Fátima, é doutorado em Liturgia no Pontifício Ateneu de Santo Anselmo (Roma), é professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra, além de integrar o Conselho Pastoral Diocesano e o Colégio de Consultores.

Na visita de Bento XVI em Portugal, em maio de 2010, o sacerdote foi diretor nacional das celebrações presididas pelo Papa.

A tomada de posse do novo reitor está prevista para 11 de junho, às 11:00, na igreja da Santíssima Trindade, Fátima.

Segundo os estatutos do Santuário, o reitor é “escolhido entre o clero português, dando preferência, sempre que possível, a um membro do presbitério da diocese de Leiria-Fátima”, tendo como missão “presidir a toda a vida do Santuário, garantir a sua abertura e coordenação com a diocese, a CEP e a Sé Apostólica, e decidir da orgânica do Santuário, de acordo com o seu regulamento”.

Durante a 177.ª assembleia plenária do episcopado que decorreu em Fátima, Virgílio Antunes, ainda na qualidade de reitor, apresentou o programa de preparação do centenário das aparições, que tem como lema geral ‘O meu Coração Imaculado conduzir-vos-á até Deus’.

Cada ano até à celebração do centenário, em 2017, terá o seu tema centrado numa das seis aparições, refere o comunicado final da assembleia, que anuncia a realização de conferências, congressos e atividades culturais e artísticas a decorrer em Portugal e no estrangeiro.

Já no próximo dia 13 de maio vai decorrer uma “celebração nacional de acção de graças pela beatificação do Papa João Paulo II”, para a qual os bispos “convidam todo o povo de Deus”, celebrando a “santidade de vida deste Papa, cuja história está muito ligada a Portugal, particularmente a Fátima”.

RM/OC

Notícia atualizada às 15:39

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top