Fátima, 12 nov 2021 (Ecclesia) – A Ordem dos Carmelitas Descalços em Portugal promove a 3.ª edição da ‘Escola de Oração’, constituída por cinco módulos, e o primeiro módulo começa esta sexta-feira, até domingo, 14 de novembro, na Domus Carmeli, em Fátima.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, informa que a ‘Escola de Oração’ é constituída por cinco módulos, “com uma componente teórico-prática e mistagógica” percorre os princípios fundamentais da oração cristã, educa para a oração eclesial, para a experiência de Deus, para a contemplação e também pretende “preparar dinamizadores da pastoral da oração comunidades cristãs”.

Esta iniciativa que conta com a colaboração, a título pessoal, de vários professores da Faculdade de Teologia da UCP, vai realizar-se em cinco fins de semana, com momentos orantes, celebrações e atividades formativas.

‘Deus e homem, busca e resposta’ é o tema do 1º módulo, de 12 a 14 de novembro, e as restantes sessões vão realizar-se em 2022: ‘O crescimento interior’ – 21 a 23 de janeiro; ‘Experiência contemplativa’, de 25 a 27 de fevereiro; ‘Formar para a mistagogia’, 6 a 8 de maio; e ‘Vivência eclesial’, de 3 a 5 de junho.

A ‘Escola de Oração’ tem um sítio online para mais informações e os Carmelitas Descalços informam que a 3ª edição foi “mais aperfeiçoada”, com a experiência e sugestões de todos os envolvidos nos cursos anteriores.

“Partimos do princípio de que o caminho da oração faz-se por etapas, com criatividade, discernimento e acompanhamento de mestres experimentados nas coisas de Deus”, assinalam.

Segundo o comunicado, a Ordem dos Carmelitas Descalços vai também começar a desenvolver novas propostas no ano pastoral 2021-2022, nomeadamente retiros, de 25 a 27 de março 2022, encontros mensais, como o ‘orante bíblico’ de 20 a 22 de maio de 2022, e outros módulos extra para complementar a formação.

CB

Partilhar:
Share