Fátima 2017: Centro Cultural de Belém e Casa da Música recebem concertos inspirados nas «Memórias da Irmã Lúcia»

Fátima, 25 fev 2017 (Ecclesia) – O projeto artístico “Tropário para uma pastora de ovelhas mansas”, uma iniciativa integrada nas comemorações do Centenário das Aparições, vai ser apresentada no Centro Cultural de Belém em Lisboa e na Casa da Música no Porto.

Aobra musical inédita, estreada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima em abril de 2016, vai ser  apresentada hoje no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, pelas 21h00, e na Casa da Música, no Porto,  a 26 de março, pelas 18h00.

Este é um projeto musical que reúne o trabalho de seis compositores contemporâneos “desafiados a pensar Fátima do ponto de vista musical”.

O projeto iniciou o ‘Ciclo Ouvir Fátima’ e propõe uma leitura musical das ‘Memórias da Irmã Lúcia’, juntando um coro − Officium Ensemble, acordeão − Octávio Martins, e piano − João Lucena e Vale, sob a direção artística do maestro Pedro Teixeira.

A coordenação do projeto de composição esteve a cargo de Alfredo Teixeira.

“O Tropário começa com uma declaração da própria Irmã Lúcia sobre o que é escrever uma memória, segue-se a Aparição do Anjo, os Pastorinhos, a Senhora e, depois, o Adeus, a partir da despedida da Irmã Lúcia da sua terra natal, o que confere a este tropo a própria experiência do peregrino, já que a cerimónia do adeus é, porventura, a que melhor expressa a relação entre o peregrino e Fátima”, assinala uma nota da sala de imprensa do Santuário.

O padre Vítor Coutinho, coordenador da Comissão Organizadora do Centenário das Aparições de Fátima, afirmou que esta obra é “uma oportunidade privilegiada para revisitar os lugares mais significativos de Fátima, da sua história e do seu presente”.

O Centro Cultural de Belém e a Casa da Música apresentam mais informações sobre estas exibições nas suas páginas.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top