Jesus «não quer nem Se resigna a perder ninguém», refere o documento, lido no inicio dos trabalhos

Fátima, 18 jul 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes no Encontro Internacional das Equipas de Nossa Senhora, que está a decorrer em Fátima, onde afirma que “a Igreja condena o pecado” e que Jesus “não quer perder ninguém”.

“A Igreja condena o pecado, porque deve dizer a verdade, mas ao mesmo tempo abraça o pecador que se reconhece como tal, aproxima-se dele, fala-lhe da Misericórdia infinita”, refere a mensagem, assinada por D. Giovanni Angelo Becciu, substituto da Secretaria de Estado do Vaticano.

Francisco assinalou que Jesus “não quer nem Se resigna a perder ninguém” – marido ou esposa, pais ou filhos – e aos seus “olhos não há pessoas definitivamente perdidas”, mas apenas pessoas que “devem ser reencontradas”.

‘Reconciliação, sinal de amor’ é o tema do encontro internacional e todas as manhãs o futuro arcebispo português D. José Tolentino Mendonça faz uma reflexão de um versículo da parábola evangélica do Filho Pródigo, que segundo o pontífice dá “grande alegria e esperança”.

“Nela não se fala apenas de acolhimento e de perdão, mas também da festa pelo filho que regressa; Comovidos por tão grande benevolência, deixem o coração falar”, pediu o Papa no documento.

Aos cerca de 8500 participantes, Francisco realçou que os “braços abertos na cruz” provam que “ninguém é excluído do amor do Pai e da sua misericórdia”.

“Se queremos encontrar o Senhor, temos de O procurar, não onde nós pretendemos encontrá-Lo, mas onde Ele nos quer encontrar”, explicou.

Neste contexto, o Papa assinalou que o Pastor “só pode ser encontrado, onde está a ovelha perdida” e ao informar que vai à procura da ovelha perdida, “Ele provoca as outras noventa e nove para que participem na reunificação do rebanho”.

Francisco saudou “fraternalmente” e abençoou os participantes do 12.º Encontro Internacional das Equipas de Nossa Senhora, que termina este sábado, 21 de julho, em Fátima.

A mensagem, que se encontra online, foi lida pelo núncio apostólico (embaixador) da Santa Sé em Portugal, o arcebispo Rino Passigato, esta segunda-feira, na abertura do encontro na Basílica da Santíssima Trindade.

As Equipas de Nossa Senhora são um movimento para casais, que cultiva a espiritualidade e a santificação do casal, fundado pelo padre francês Henri Caffarel, cuja causa de beatificação em Roma.

Cada equipa é composta por cerca de seis ou sete casais e um conselheiro espiritual, reunindo-se uma vez por mês para um encontro que inclui refeição, oração, momentos de partilha e discussão de um tema.

CB/PR

Partilhar:
Share