Família: Casal ucraniano apresenta testemunho de vida e de fé, em tempos de guerra

Viktoriya e Dmytro falaram no XIII Encontro Internacional das Equipas Nossa Senhora, em Turim

Foto: ENS

Turim, Itália, 18 jul 2024 (Ecclesia) – O casal Viktoriya e Dmytro, da Ucrânia, apresentou aos participantes no XIII Encontro Internacional das Equipas Nossa Senhora, em Turim (Itália), o seu testemunho de vida e de fé, em tempos de guerra.

“Quando o nosso filho de 7 anos pergunta ‘por que é que me querem matar?’ não sabemos o que responder. Talvez essa seja a pior pergunta que os filhos podem fazer aos pais. E os nossos filhos mais novos, infelizmente, não conhecem a vida sem guerra”, referiram, num testemunho apresentado esta quarta-feira, durante os trabalhos.

Dmytro, ortodoxo, e Viktoriya, católica, são da cidade de Odessa e têm quatro filhos.

O início da invasão russa, em fevereiro de 2022, alterou a vida desta família ucraniana, cujo membro mais novo aprendeu, como primeiro palavra, “‘boom’, o som de uma explosão”.

“Milhares de crianças ucranianas nunca mais verão os seus pais. A guerra na Ucrânia significa milhares de famílias desfeitas, quando mulheres e crianças emigraram para outros países, para nunca mais regressar”, alertaram.

O casal sublinhou a “tragédia” de muitas famílias desfeitas por esta guerra, realçando que, apesar do conflito, “o movimento das Equipas de Nossa Senhora se está a desenvolver na Ucrânia”.

Os portugueses Sandra Jorge Fernandes, que integram a delegação nacional em Turim, referem em testemunho enviado à Agência ECCLESIA que este evento é um “momento de comunhão, partilha, paz, fraternidade e amor”.

O casal destaca a importância do testemunho de Viktoriya e Dmytro, “grande demonstração de fé e confiança na vontade de Deus”. O encontro internacional, iniciado na segunda-feira, decorre na ‘Inalpi Arena’ da cidade italiana de Turim, até domingo, com a participação de 400 portugueses.

Ao longo de cinco dias, os membros do movimento católico participam em conferências, testemunhos, celebrações eucarísticas, apresentações teatrais, e ter momentos de oração e adoração, de espiritualidade conjugal, equipas mistas e visitas.

Maria Clara Lucchetti, teóloga nascida no Brasil, abordou esta quarta-feira o tema ‘Escutar a Palavra para iluminar o caminho’.

“A Igreja está em Sínodo, ou seja, fazendo um caminho de ampla escuta e integração de todos os segmentos e setores da comunidade eclesial. Essa escuta integra igualmente a sociedade plural e multicultural que hoje é a nossa”, indicou, na sua conferência.

O Encontro Internacional de Equipas de Nossa Senhora já passou por Lourdes, em França (1954, 1965, 1988); por Roma, Itália (1959, 1970, 1976, 1982); e Fátima (1994).

As Equipas de Nossa Senhora (ENS) são um Movimento de Espiritualidade Conjugal reconhecido pela Santa Sé como uma associação privada internacional de fiéis de direito pontifício.

OC

Família: Na Eucaristia «somos desafiados a sair de nós mesmos»

Partilhar:
Scroll to Top