Viana do Castelo: Vocações devem estar no centro da atividade pastoral diocesana, pede D. João Lavrador

Bispo diocesano lembra ano sem ordenações sacerdotais na diocese

Foto: Diocese de Viana

Viana do Castelo, 18 jul 2024 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo publicou o decreto de nomeação de presbíteros para 2024/25, referindo que as vocações devem estar no centro da atividade pastoral diocesana.

“Este ano, em tempo de olharmos para a necessidade de pastores para as diversas comunidades cristãs, não contamos com nenhuma ordenação presbiteral. Eis um Sinal a provocar-nos na nossa consciência e participação ativa na vida da Igreja diocesana”, lê-se no documento, divulgado online.

Em cada ano pastoral, entre as diversas atividades, “a exigência de oferecer às comunidades cristãs os presbíteros de que necessitam deve merecer de toda a comunidade diocesana uma atenção privilegiada”, escreve D. João Lavrador.

“Muito longe de estarmos perante um ato administrativo ou burocrático, reconhecemos que é uma oportunidade de todos os batizados acolherem os dons de Deus, através do ministério dos sacerdotes, e de se questionarem sobre a responsabilidade que lhes cabe na promoção vocacional”, acentua o bispo diocesano.

A Diocese de Aire et Dax (França) e a Congregação dos Missionários do Verbo Divino disponibilizaram sacerdotes o serviço às comunidades católicas do Alto Minho.

“Convido, neste contexto, a que se dê cada vez mais valor à edificação da comunhão presbiteral, como realidade necessária para um frutífero exercício da ação pastoral”, conclui o bispo de Viana do Castelo.

LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top