Natal: «Queremos que seja um tempo de paz, de alegria e de esperança» – Patriarca latino de Jerusalém

Cardeal Pierbattista Pizzaballa visitou comunidade católica de Gaza

Jerusalém, 23 dez 2024 (Ecclesia) – O patriarca Latino de Jerusalém visitou a comunidade católica de Gaza, nos últimos dias, e pediu que este Natal seja “um tempo de paz, de alegria e de esperança”, numa terra marcada por “violência, ódio e ferida pelo desprezo e pelo medo”.

“Este ano, a Natividade marca também o início do Jubileu, um ano dedicado à esperança. Precisamos de esperança nesta terra, marcada por tanta violência, ódio e ferida pelo desprezo e pelo medo”, escreve D. Pierbattista Pizzaballa, numa mensagem de Natal pulicada esta segunda-feira.

O patriarca Latino de Jerusalém passou por Gaza antes de seguir para Belém, onde esta terça-feira preside à celebração eucarística, na igreja de Santa Catarina.

“A vida de Jesus começa por ser uma vida vivida para os outros. Não veio impor obrigações, como os governantes da terra, como César Augusto, que obrigou todos a serem inscritos num recenseamento Jesus veio para ser um sinal; de proximidade, de paz e de uma renovada relação entre Deus e o homem”, desenvolveu sobre “um sinal que alimenta a fome de vida”.

O cardeal Pierbattista Pizzaball salienta que Jesus entrou na história “como alguém que não consegue encontrar um lugar, que não se impõe, que não exige, que não faz a guerra para encontrar um lugar”, aceitou não ter lugar e foi à procura de todos aqueles que, “como Ele, não têm lugar na história, como os pastores”.

“Como não pensar nos muitos marginalizados, para os quais parece não haver lugar no mundo, e também nos nossos muitos irmãos e irmãs nesta atormentada Terra Santa, para os quais parece não haver lugar, dignidade ou esperança?”, perguntou, na mensagem divulgada pelo sítio na internet do Patriarcado Latino de Jerusalém.

Foto: LPJ.org

D. Pierbattista Pizzaballa esteve este domingo na igreja Católica da Sagrada Família, em Gaza, onde manifestou a “grande alegria” por essa presença e partilhou “saudações de todos os que transmitem amor, orações e solidariedade”.

“Tornaste-te a luz da nossa Igreja no mundo inteiro. No Natal, celebramos a luz e perguntamos: onde está essa luz? A luz está aqui, nesta igreja”, acrescentou na homilia, e lamentou este “tempo de escuridão”.

Segundo o cardeal católico, durante o último ano, aprenderam que não podem “confiar nos seres humanos”, “promessas foram feitas e nunca cumpridas, violência e ódio surgiram por causa das pessoas”, mas testemunharam também “muitos milagres” e permaneceram firmes na esperança.

Mais cedo ou mais tarde, a guerra vai acabar, e não devemos perder a esperança. Quando a guerra acabar, vamos reconstruir tudo: as nossas escolas, os nossos hospitais e as nossas casas. Temos de nos manter resistentes e cheios de força” – D. Pierbattista Pizzaballa

O patriarca Latino de Jerusalém disse aos cristãos em Gaza que têm de “rezar pelo fim desta guerra”, preservar a unidade para “manter a luz de Cristo em Gaza, na região e no mundo” e explicou que quando o mundo olha para eles, tem de notar que são “diferentes” porque “pertencer a Jesus faz com que todos sejam amigos, e as vidas tornam-se de doação a todos

A guerra em Gaza foi desencadeada por um ataque liderado pelo Hamas no sul de Israel, em 7 de Outubro de 2023, que provocou cerca de 1.200 mortos e 250 reféns, segundo as autoridades israelitas. Israel lançou em seguida uma ofensiva militar em grande escala na Faixa de Gaza, que causou, desde então, mais de 44.000 mortos, de acordo com o Governo do Hamas, que controla o enclave palestiniano desde 2007.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top