Jubileu 2025: Cáritas Internacional lança campanha «Transformar a dívida em esperança»

Organização católica promove petição em favor dos países mais pobres, inspirada na bula de proclamação do Ano Santo

Lisboa, 20 dez 2024 (Ecclesia) – A Confederação Internacional da Cáritas lançou a campanha Jubileu 2025 “Transformar a dívida em esperança”, apelando ao perdão da dívida aos mais pobres.

“Inspirada pela mensagem de solidariedade do Papa Francisco, este apelo global defende a justiça da dívida e reformas financeiras transformadoras para trazer esperança renovada às comunidades sobrecarregadas por dívidas insustentáveis”, destacou a Cáritas Internacional no seu sítio online.

O Papa Francisco apelou na bula de proclamação do Jubileu 2025 a um perdão das dívidas para os países pobres.

“A dívida não é apenas um fardo económico – é uma crise moral. A tradição do Jubileu chama-nos a agir com compaixão, restaurando a esperança para os oprimidos pela dívida. Ao entrarmos no Ano do Jubileu, devemos transformar a dívida em oportunidades de justiça e renovação”, disse o cardeal Tarcisius Kikuchi, presidente da Cáritas Internacional.

Com a Campanha, a confederação pede o “cancelamento imediato e a reestruturação de dívidas injustas e insustentáveis – sem impor condições económicas prejudiciais que recaiam sobre os mais pobres”.
Além disso, a organização mundial apela a uma “reforma financeira de longo prazo que priorize as pessoas e o planeta, criando sistemas justos, sustentáveis e livres de práticas de empréstimos predatórias” e a “a criação de um quadro global de dívida baseado na solidariedade e na harmonia entre os povos”.

“A hora de agir é agora. A crise da dívida está a privar nações necessitadas da oportunidade de investir no seu povo, no seu futuro e na luta contra as mudanças climáticas”, alerta a organização.

As comunidades, já sobrecarregadas pela dívida internacional, estão a enfrentar o “peso adicional de uma ‘dívida ecológica’ causada por práticas industriais e de consumo, que prejudicaram desproporcionalmente os países mais pobres e seus ecossistemas” refere.

No espírito do ano do Jubileu 2025, a Cáritas Internacional convoca pessoas, grupos, escolas, congregações e organizações a exigir justiça para as dívidas, assinando a petição #TurnDebtIntoHope (Transformar a dívida em esperança), de forma a enviar uma mensagem clara e unida aos líderes globais, credores e tomadores de decisão para agirem com coragem e compaixão.

“Esta petição global carrega um apelo consistente à justiça da dívida, ao mesmo tempo que reconhece as realidades únicas das comunidades regionais, nacionais e locais”, indica.

A Cáritas Internacional pede ajuda para assinar a petição e atingir a meta de 10 milhões de assinaturas.

“Juntos, podemos ampliar o apelo pela justiça da dívida e trazer mudanças duradouras”, sublinha.

LJ/PR

Partilhar:
Scroll to Top