Faleceu Manuel Frazão, antigo colaborador do Programa 70×7

Faleceu esta manhã, dia 1 de Novembro de 2010, Manuel Frazão, antigo colaborador do Programa 70×7, vítima de doença prolongada.

Manuel Frazão foi realizador do Programa 70×7, em emissão na manhã de Domingo na RTP2, durante cerca de 15 anos, tendo terminado a sua colaboração neste programa no ano de 2003.

Com 72 anos, Manuel Frazão coordenou também equipas de pastoral na Capela do Rato e na Igreja de Santa Isabel, em Lisboa. Nos últimos anos, colaborou com a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, sendo autor de dois cursos em e-learning: História da Igreja e Turismo e Património Religioso.

O seu corpo estará na Basílica da Estrela, em Lisboa, a partir das 17h00 de hoje. Às 22h00 será celebrada uma missa e, amanhã, 2 de Novembro, às 12h30 inicia-se a celebração das exéquias.

Por detrás das câmaras
Em 2004, Manuel Frazão recordava, num artigo que assinava na Agência ECCLESIA, o tempo em que foi “aprendiz de feiticeiro no 70×7”.

“Mais do que o brio profissional, é a consciência de estarmos a tocar a maravilha de gente de carne e osso, que o Espírito misteriosamente anima, sejam pobres ou doutores, excluídos da sociedade ou figuras de relevo”.

No trabalho desenvolvido “Por detrás das câmaras”, “há sempre uma intromissão na esfera do privado que a imagem – longe de ser neutra – pode caricaturar, deformar, falsificar. E isto está muito para além do desejo de que o trabalho seja escorreito e honesto”.

Manuel Frazão recordava também “outro tipo de sentimento”: “um nó na garganta quando a autenticidade, na sua pureza mais singela, se expõe, desarmada, ao olho indiscreto da objectiva”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top