Fátima: Santuário vai inaugurar obra «Jesus sem-abrigo» no Dia Mundial dos Pobres

Cerimónia de inauguração conta com a presença do autor, o escultor canadiano Timothy Schmalz

Foto Vatican Media

Fátima, 15 nov 2023 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima informa que vai inaugurar a obra ‘Jesus sem-abrigo’ (‘Homeless Jesus’) no Dia Mundial dos Pobres 2023, este domingo, 19 de novembro, pelas 12h00, no Recinto de Oração, junto à alameda do lado sul.

“Esta escultura de bronze fundido, da autoria de Timothy Schmalz, retrata de forma realística os sem-abrigo das cidades contemporâneas; Esta peça tem sido colocada em diferentes lugares do Cristianismo, a fim de se denunciar este drama social”, explica o Santuário de Fátima, em nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

O santuário mariano informa que na inauguração da estátua de Jesus representando como sem-abrigo, intitulada ‘Homeless Jesus’, este domingo, 19 de novembro, pelas 12h00, vão estar D. José Traquina, bispo de Santarém e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, diretor do museu do santuário, e o autor da peça Timothy Schmalz.

A Igreja Católica assinala o 7º Dia Mundial dos Pobres, este domingo, com o lema ‘Não desvieis o olhar dos pobres’ (Tb 4,7), uma data instituída pelo Papa Francisco, no penúltimo domingo do ano litúrgico, antes da festa de Jesus Cristo, Rei do Universo, no final do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia (dezembro 2015-novembro 2016), anunciado na carta apostólica ‘Misericórdia e mísera’.

Timothy Schmalz, artista canadiano, já teve a oportunidade de apresentar ao Papa Francisco uma réplica deste Jesus, representado a dormir num banco de jardim e coberto por um cobertor fino, sendo apenas visíveis os seus pés, com as feridas da crucifixão, mas em formato reduzido, numa audiência geral na Praça de São Pedro, em novembro de 2013.

O santuário português da Cova da Iria destaca que a obra ‘Jesus sem-abrigo’ pode ser vista, por exemplo, na Europa – Vaticano, Florença, Barcelona, Madrid, Dublin -, na Ásia – em Singapura, Manila e Seul -, no Médio Oriente, em Cafarnaum, em África, na cidade de Joanesburgo, e no continente americano, no norte, em Nova Iorque, Santo Domingo (República Dominicana) e no Canadá, país de origem do escultor, e no sul, no Rio de Janeiro.

Foto: Jesuítas/Austrália

A Esmolaria Apostólica, o organismo de caridade do Papa, teve a estátua ‘Homeless Jesus’ à sua porta durante a Semana Santa de 2016, no átrio de Santo Egídio, a poucas centenas de metros da Praça de São Pedro.

O Santuário de Fátima assinala ainda que o autor da nova obra, Timothy Schmalz, ao longo de 32 anos, tem assinado esculturas em bronze, de grande escala, e as peças de “maior renome” encontram-se permanentemente em locais históricos de Roma e do Vaticano, como o monumento ‘Angels Unaware’, na Praça de São Pedro, inaugurado pelo Papa Francisco no contexto do 105.º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado (2019).

Em 2022, no contexto do VI Dia Mundial dos Pobres, no dia 9 de novembro, o Papa Francisco benzeu, no Vaticano, uma escultura nova de Timothy Schmalz, intitulada ‘Abrigo’ (Sheltering), que convida a sociedade a cuidar das pessoas em situação de sem-abrigo.

CB

 

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Junho 2024
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
plugins premium WordPress
Scroll to Top