Vaticano: Papa distingue cardeal Michael Czerny com primeira medalha de sustentabilidade

Cidade do Vaticano, 14 set 2026 (Ecclesia) – A Universidade de Villanova, nos Estados Unidos da América, anunciou hoje que o Papa Leão XIV vai entregar a primeira medalha de sustentabilidade com o seu nome ao cardeal Michael Czerny.

A cerimónia de atribuição da nova distinção papal está agendada para o dia 13 de outubro, no espaço ecológico do Borgo ‘Laudato Si’, localizado nos Jardins Pontifícios de Castel Gandolfo.

O evento integra a Conferência Internacional de Sustentabilidade de 2026, que decorrerá em Roma entre os dias 12 e 15 de outubro.

O fórum internacional prevê a participação de cerca de 300 académicos, investigadores e líderes dos setores público e privado para promover, a partir de Roma, o desenvolvimento de comunidades ecologicamente mais justas.

O galardão instituído este ano pela instituição de ensino superior dos EUA visa reconhecer bienalmente figuras cujo trabalho reflita uma abordagem “holística” na gestão responsável dos recursos ecológicos e humanos.

D. Michael Czerny desempenhou as funções de prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral até ao final do seu mandato, concluído no último dia 1 de setembro.

O presidente da Universidade de Villanova, padre Peter Donohue, justificou a escolha do laureado sublinhando que a proteção da criação não pode ser separada do cuidado pelas pessoas marginalizadas.

O comunicado de imprensa assinala a ligação histórica da universidade norte-americana ao atual pontífice, recordando que Leão XIV obteve a sua licenciatura em Matemática nesta instituição no ano de 1977.

OC

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Setembro 2026
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Scroll to Top