Bento XVI: Patriarcado de Lisboa celebra Missa de sufrágio

Foto Arlindo Homem

Lisboa, 02 jan 2023 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa preside hoje à Missa de sufrágio pelo Papa emérito Bento XVI,  falecido este sábado aos 95 anos de idade, a partir das 19h00, na Sé.

D. Manuel Clemente, informa a Vigararia Geral da diocese, pediu aos sacerdotes que convidassem e anunciassem “ao povo esta celebração para que possam participar”.

O Papa emérito Bento XVI faleceu aos 95 anos de idade, no dia 31 de dezembro, em declarações à Agência ECCLESIA, o cardeal-patriarca de Lisboa afirmou que este momento é para “uma ação de graças pela sua vida, pelo que ela significou, pelo seu pontificado e pela sua enorme clareza do ponto de vista doutrinal, que não foi de modo algum fechamento mas de grande abertura à atualidade, das pessoas com quem dialogou, dentro e fora da Igreja e na maneira como ele conseguiu expressar as verdades da nossa fé, numa linguagem coerente, clara e atual”.

D. Manuel Clemente recomendou também ao clero que, “nas igrejas, se dobrem os sinos a anunciar ao povo de Deus a morte” de Bento XVI e “lembrar a oração pelo seu eterno descanso”.

“Rezemos pelo Papa Bento para que possa ouvir do Senhor o convite evangélico: entra na alegria do teu Senhor (Mt. 25,23)”, escreveu o vigário geral do Patriarcado de Lisboa, cónego Francisco Tito, na circular enviada ao clero, publicada online.

As cerimónias fúnebres do Papa emérito Bento XVI foram marcadas para o dia 5 de janeiro, às 09h30 de Roma (08h30 em Lisboa), sob a presidência do Papa Francisco, na Praça de São Pedro.

O corpo do Papa emérito está, desde a manhã desta segunda-feira, na basílica de São Pedro para a veneração dos fiéis e são esperadas milhares de pessoas no Vaticano.

De Portugal, vão marcar presença os cardeais D. Manuel Clemente e D. António Marto, além do presidente da CEP, D. José Ornelas, que se juntam no Vaticano ao outros três cardeais português: D. José Saraiva Martins, D. Manuel Monteiro de Castro e D. José Tolentino Mendonça.

CB

 

Bento XVI: D. Manuel Clemente lembra figura «gigantesca» de enorme «clareza doutrinal» (c/vídeo)

Partilhar:
Share

Data

02 Jan 2023
Expired!

Horário

19:00
Categoria

Últimas