Mensagem para a celebração de 9 de maio alerta para risco de conflito mundial e nuclear

Foto: Lusa/EPA

Lisboa, 08 mai 2022 (Ecclesia) – O MTCE – Movimento de Trabalhadores Cristãos da Europa alertou para o risco de a guerra na Ucrânia se transformar num conflito mundial e nuclear, numa mensagem publicada por ocasião do próximo Dia da Europa (9 de maio).

“Face à guerra, será apropriado aumentar o orçamento militar e a utilização de armas? Até hoje, todas as armas teoricamente defensivas acabaram por ser principalmente armas ofensivas e, além disso, uma impressionante fonte de negócios infames”, lamenta o movimento, de que a LOC/MTC – Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos de Portugal é membro fundador.

O texto, enviado à Agência ECCLESIA, lamenta que a celebração do Dia da Europa aconteça, em 2022, tendo “como terrível pano de fundo a guerra na Ucrânia”.

“O crime na Ucrânia poderia transformar-se não só numa guerra mundial, mas também numa guerra nuclear. Como tantas vezes acontece, as pequenas vantagens a curto prazo cegam-nos completamente para a grande ameaça a longo prazo”, advertem os trabalhadores cristãos.

Nós, os movimentos de trabalhadores cristãos na Europa, queremos afirmar a nossa solidariedade para as populações ucraniana e russa que sofrem com esta guerra. Mais uma vez, são as pessoas que têm que sofrer as consequências desumanas da guerra”.

O MTCE apela” à oração, ao trabalho pela paz, à defesa das pessoas injustamente maltratadas e à ação para pôr rapidamente termo a este conflito”.

O texto oferece uma reflexão sobre o aparente “silêncio” de Deus perante o sofrimento humano, à luz da recente pandemia e da guerra, convidando a “recuperar o sentido da liberdade humana”.

“Neste cenário de liberdade, tornamos possíveis tragédias como a da Ucrânia, mas temos a oportunidade de transformar o que está a acontecer em lições”, pode ler-se.

O Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, nasceu no Conselho Europeu de Milão, de 28 e 29 de junho de 1985, e foi celebrado pela primeira vez em 1986.

OC

Partilhar:
Share