Europa: Conferências Episcopais criam sinergias para comunicar temas comuns

Mediação da CCEE facilita ligação entre o Vaticano e setor das comunicações nos diferentes países

Praga, 20 jun 2015 (Ecclesia) – O secretário do Conselho das Conferências Episcopais da Europa afirmou hoje estão a ser criadas sinergias para comunicar temas comuns através do encontro dos secretários-gerais dos episcopados com os porta-vozes e assessores de imprensa em cada país.

“Provocar estes encontros, que não são só entre as conferências episcopais, mas também com o Vaticano, é uma forma de mediação da comunicação entre Roma e as igrejas locais”, afirmou o padre Duarte da Cunha no encontro do setor dos media do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), que terminou hoje em Praga.

Para o sacerdote português, secretário do CCEE, a “boa relação” do organismo europeu com o Vaticano e com as várias Conferências Episcopais da Europa permite facilitar a comunicação e mediar, por exemplo, “o processo de acreditação no Vaticano” ou o acesso à informação.

“A grande vantagem destes encontros é que há muitas ocasiões para as pessoas falarem umas com as outras”, referiu o padre Duarte da Cunha, valorizando “as sinergias pessoais” que daí resultam, porque se verifica que as ideias de um país podem ser aplicadas também noutro.

De acordo com o secretário da CCEE, no encontro que terminou hoje em Praga, os secretários-gerais dos episcopados e os porta-vozes e assessores de imprensa em cada país analisaram três temas: a reforma das estruturas de comunicação do Vaticano, o sínodo da família e a encíclica do Papa Francisco sobre o ambiente.

“Concretamente na questão da comunicação, a reforma indica orientações que apontam para o facto de a Igreja ser toda ela comunicativa, da comunicação não pode ser um setor que trata da relação com os jornalistas, mas toda a Igreja tem de estar dinamizada pela ideia de comunicar o Evangelho”, precisou o padre Duarte da Cunha.

O Conselho das Conferências Episcopais da Europa, formado por 39 membros, incluindo os 33 presidente das conferências episcopais europeias, é um órgão de “comunhão entre as Conferências Episcopais da Europa que tem por objetivo a promoção e a conservação do bem da Igreja”, lê-se nos respetivos estatutos.

PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top