D. João Lavrador vai estar com a diáspora portuguesa radicada em Nova Inglaterra

Angra do Heroísmo, 18 ago 2017 (Ecclesia) – O bispo de Angra vai presidir entre os dias 25 e 28 de agosto às Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, que decorrem na Igreja de Sant´Ana, em Fall River.

“Trata-se do maior evento de religiosidade popular da comunidade açoriana da costa leste dos Estados Unidos da América, onde reside um significativo número de açorianos, sobretudo oriundos da ilha de São Miguel”, refere a edição de hoje do portal “Igreja Açores”.

A mesma fonte destaca os dias 16 e 27, sábado e domingo, como os pontos altos da festa, “com o desfile etnográfico pelas principais artérias da cidade de Fall River” e “a missa e procissão”.

Um evento que “remonta a 1986 e teve como principal impulsionador Heitor de Sousa”, falecido no último ano.

Ao longo destes dias, as celebrações envolvem não só a “comunidade açoriana radicada nos Estados Unidos da América”, mas também “uma fatia importante de outros açorianos residentes no Canadá e representantes políticos de Fall River”.

Esta será a primeira vez que o bispo de Angra irá estar com a diáspora açoriana em Nova Inglaterra.

Em junho deste ano, D. João Lavrador esteve em East Providence onde presidiu às Festas de São Francisco Xavier.

No ano passado, em outubro, deslocou-se à Califórnia para as celebrações de Nossa Senhora de Fátima em Turlock.

Para o prelado, todas estas iniciativas são oportunidades para levar a “fé e esperança” a comunidade portuguesas que continuam “muito ligadas” às suas origens e também às suas tradições religiosas, quer no que diz respeito ao Santo Cristo, ao Espirito Santo ou a Nossa Senhora.

Atualmente, de acordo com aquele responsável, a diáspora açoriana integra mais de um milhão e trezentas mil pessoas, enquanto nas nove ilhas do Arquipélago dos Açores, a população não ultrapassa os 300 mil habitantes.

JCP

Partilhar:
Share