Espiritualidade: Seminário do Fundão propõe roteiro para a Quaresma

Fundão, Guarda, 04 fev 2013 (Ecclesia) – O Seminário Menor do Fundão disponibiliza um roteiro que visa ajudar o itinerário da Quaresma das crianças que frequentam a catequese.

O primeiro símbolo sugerido pela instituição pertencente à Diocese da Guarda é o deserto, imagem que sublinha a importância de os crentes se centrarem “apenas no essencial”, lê-se no guião enviado à Agência ECCLESIA.

A figura de Abraão, água, pedras, sol, sementes, cruz, espigas e flores são alguns dos símbolos propostos para ser evidenciados nas celebrações litúrgicas da Quaresma, a par de atitudes como a conversão, escuta e confiança, de acordo com as leituras bíblicas proclamadas.

Além da indicação de cânticos o guião inclui explicações sobre os principais significados e objetivos das celebrações, breves alocuções relativas ao Ato Penitencial, esclarecimentos sobre os símbolos escolhidos e notas a serem lidas durante as sessões da catequese.

A Quaresma, que começa com a celebração das Cinzas, este ano a 13 de fevereiro, é um período de 40 dias em que os católicos são chamados a práticas de jejum, penitência e esmola para preparar a Páscoa, a festa mais importante do calendário cristão que assinala a ressurreição de Jesus.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top