No dia 23 deste mês de novembro, projeto «Geração 2023» faz um itinerário pelas 21 dioceses de Portugal
Lisboa, 23 nov 2023 (Ecclesia) – O projeto ‘Geração 2023’, que em cada dia 23 do mês retoma experiências vividas na Jornada Mundial da Juventude, na primeira semana de agosto, pelos jovens participantes, percorre, na publicação de novembro, as 21 dioceses de Portugal.
Responsáveis pela Pastoral Juvenil ou jovens de cada diocese partilham, através de um vídeo, o ambiente na diocese após a JMJ Lisboa 2023 e indicam de que forma vai ser assinalada a Jornada Diocesana da Juventude, que se celebra por ocasião da Solenidade de Cristo Rei.
Algarve
Na Diocese do Algarve, adianta o coordenador da Pastoral Juvenil, este setor está a “encarar este pós-JMJ com muita responsabilidade para que esta ‘Geração 23’ não fique apenas guardada num álbum de fotografias mas possa ter sido um marco que tenha mudado a vida deles”.
“Este ano, a Jornada Diocesana da Juventude vem quase a reboque de uma Jornada Mundial da Juventude e está assente em três pilares – o pilar profético ou da evangelização; uma dimensão e missão; e também uma dimensão celebrativa”, explicou João Costa, sobre o encontro que se vai realizar este sábado, dia 25, entre as 09h30 e as 22h30, em Almancil.
Angra
O diretor Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Juvenil de Angra “A Jornada Mundial da Juventude foi para nós açorianos um momento extraordinário de Igreja, de comunhão, diríamos de sinodalidade, um momento em que sentimos o todo do nosso ser Igreja”.
“Agora, é prioritário fazermos acontecer aquilo que vivemos em Lisboa, trazermos a experiência e a vivência para as nossas comunidades, para aquelas que são as nossas próprias realidades. Para a nossa Diocese de Angra, a nossa primeira prioridade como Pastoral Juvenil é fazer acontecer aquilo que chamamos de ‘Revolução JMJ’, é tornar os nossos jovens protagonistas de um temo novo; Depois damos prioridade ao ‘Pacto da Montanha’”, desenvolveu o padre Norberto Brum, à Agência ECCLESIA.
Na Diocese de Angra, as celebrações da Jornada Diocesana da Juventude 2023 começam já esta sexta-feira, as iniciativas nas Ilhas de São Miguel e na Terceira contam com a presença do seu bispo D. Armando Esteves Domingues.
Aveiro
“O Departamento da Pastoral Juvenil de Aveiro (DPJA) está a viver com grande intensidade o pós-Jornada Mundial a Juventude, com nova equipa, novo diretor, muito no espírito do legado do COD, dos Dias nas Dioceses e do caminho para a JMJ”, destaca o novo responsável, o leigo Tiago Santos.
O diretor do DPJA adianta que vão ter ao longo do ano pastoral 2023/2024 um “conjunto de iniciativas para rememorar” – a peregrinação dos símbolos, a semana dos ‘Dias da Diocese’ e a JMJ Lisboa 2023: “Este ano é sobretudo um reviver para depois preparar o futuro desta juventude que tem o legado do Papa Francisco e a ‘Alegria da Esperança’”.
O Departamento da Pastoral Juvenil de Aveiro vai dinamizar o Dia Mundial da Juventude (DMJ) 2023 este sábado, dia 25 de novembro, entre as 14h00 e as 23h00, na Escola Frei Gil (Paróquia de Bustos), no Arciprestado de Oliveira do Bairro, segundo Tiago Santos vai ser “um dia especial, repleto de atividades”.
Beja
Do Departamento de Pastoral Juvenil da Diocese de Beja, Miguel Cascalheira, assinala que nesta pós-Jornada têm “tentado continuar a caminhar com os jovens” e que “a chama que já foi acesa para alguns e para outros já tinha sido acesa, continue viva”.
“No fundo temos tentado manter os jovens unidos e todos dentro do amor de Deus”, explicou à Agência ECCLESIA.
Já a jovem Catarina Leão adianta que nesta Jornada Diocesana pretendem “voltar a viver alegria, união”, durante um fim de semana”.
“Dois dias de encontro de toda a diocese, desde o litoral ao interior, onde vamos estar todos juntos e vamos muito rezar este caminho que estamos a fazer agora. E também pensar como podemos ser esperança para o mundo e para o país, vivendo a nossa juventude: Grândola espera por nós e estamos muito felizes”, desenvolveu a nova responsável da Pastoral Juvenil de Beja.
Braga
A Jornada Diocesana da Juventude, no Domingo de Cristo Rei, vai ser assinalada em cada arciprestado da Arquidiocese de Braga, “junto dos jovens”: “é lá que se inserem os jovens e, também neste dia, queríamos que sentissem que estão integrados e a participar”, afirma Beatriz, do Departamento Arquidiocesano de Pastoral Juvenil de Braga.
A alegria e a esperança, tema da JDJ, resumem o pós-JMJ: “Acreditamos que os jovens que viveram a JMJ trazem com eles uma alegria contagiante”, afirma, acrescentando que as mensagens e as histórias dos jovens que participaram na JMJ vão contagiar os que não tiveram essa oportunidade.
Beatriz fala também da esperança que vai ajudar os jovens a traçar o seu caminho, a definir uma “nova etapa” na Pastoral Juvenil na diocese.
Bragança-Miranda
A Jornada da Juventude da Diocese de Bragança-Miranda vai ser vivida em Vila Flor sob o mote «Alegres na esperança», “fazendo eco do que os jovens viveram em Lisboa e do acolhimento de jovens estrangeiros”, com o objetivo de “renovar a pastoral juvenil e vocacional”.
“Os participantes vão ser convidados a acantona” de 24 para 25 de novembro, e desafiados com momentos de oração, com um concerto, convívio e fraternidade, catequese e a missão, terminando com a celebração da Eucaristia, como expressão viva do encontro dos jovens da diocese”, explica a irmã Conceição Borges, diretora do Secretariado da Pastoral Juvenil Vocacional de Bragança-Miranda.
A celebração da jornada diocesana quer manter “a ligação que os jovens criaram com a JMJ Lisboa 2023”, e fazer perdurar as iniciativas criadas com “várias comunidades, realidades e a pessoas que residem em instituições”, regista Marta Rodrigues, do SDPJV, procurando ainda criar “mais dinâmicas para criar maior ligação dos jovens e de forma mais atrativa”.
Coimbra
«God Alive» é o nome escolhido para a JMJ diocesana de Coimbra que vai acontecer dia 26 de novembro, a partir das 14h30, no Colégio Rainha Santa Isabel naquela cidade.
O Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese de Coimbra pretende levar aos jovens “a magia da Jornada Mundial da Juventude”, por isso promete “um festival cheio de muita música, fé, partilha e muita diversão”.
“Sem dúvida que este vai ser o momento perfeito para compartilhar a felicidade da fé, criar amizades e inspirar para se seguir um caminho mais alegre e cheio de amor”, anuncia o secretariado.
“A JMJ foi uma experiência única e marcante mas é preciso perceber o que é este regresso a casa e como vamos utilizar esta bagagem cheia para que seja posta a render. O secretariado vai fazer um acompanhamento mais próximo dos grupos e dos seus animadores”, disse a responsável do secretariado Catarina Jegundo.
Évora
A Jornada da Juventude da Diocese de Évora vai decorrer em Vendas Novas e vai convidar os jovens a viver três momentos: “Num primeiro momento, os jovens vão reviver a JMJ Lisboa 2023; um segundo momento vai ser dedicado às vocações – uma vez que se vive na Arquidioceses um biénio dedicado a este tema; um terceiro momento de participação em workshops direcionados para a liturgia, oração e a espiritualidade. O dia encerra com um concerto”, precisa Daniel Manuel, do Departamento da Pastoral Juvenil de Évora.
Francisco Cordovil reconhece a forte vivência que participar na JMJ ofereceu aos jovens, o que provoca uma “grande responsabilidade” ao Departamento que tem procurado “estar mais presente junto das paróquias, percebendo as suas dificuldades para melhor as ajudar na sua realidade”.
“Durante a Jornada foi colocada por Deus uma semente no coração da juventude portuguesa e em particular nos corações dos jovens da nossa diocese. Cabe-nos sermos instrumento de Deus para alimentar, cuidar e fazer crescer esta mesma semente”, clarifica.
Forças Armadas e Forças de Segurança
A diocese das Forças Armadas e de Segurança quer aproveitar o entusiasmo gerado pela participação na JMJ Lisboa 2023 para “mais sobre as diferentes formas de estar, pensar e sentir”.
“Todos temos um contributo a dar e é mais o que nos une do que o que nos separa”, concretiza o cadete aluno Duarte Monteiro.
A experiência em agosto é recordada pelo cadete aluno Francisco Morgado como uma “grande oportunidade” de contacto com jovens e “culturas diversas”, que mostraram “formas de viver a fé”.
Funchal
A Jornada da Juventude na Diocese do Funchal vai ser marcada pelo encontro, no dia 26, dos jovens de todas as paróquias da ilha da Madeira, que vai ter início com a Eucaristia, presidida por D. Nuno Brás, e vai ser marcada por uma atividade itinerante, o «bus papper».
“Vamos percorrer toda a ilha da Madeira, levando a alegria da juventude e a que trazemos ainda das JMJ. Vamos fazer um jogo com jovens de todas as paróquias, num encontro itinerante que chamamos de «bus papper». Queremos que o dia seja de festa, onde se celebre a juventude, a alegria de viver e de todos sermos jovens cristãos. Queremos que este dia seja um mote para os trabalhos de pastoral juvenil”, conta o Francisco Dionísio, do Secretariado diocesano da pastoral juvenil do Funchal.
Após a JMJ Lisboa 2023, os agentes de pastoral juvenil têm procurado “refletir” sobre o que têm sido as “práticas” e as propostas da diocese, de forma a “trilhar novos rumos”, estando prevista a constituição de uma nova equipa para dar resposta aos desafios e “colocar em prática as palavras do Papa, uma Igreja aberta a todos, com todos e para todos com os jovens”.
Guarda
O responsável da Pastoral Juvenil da Diocese da Guarda, padre Rafael Neves, afirmou que na celebração deste Dia Mundial da Juventude, a diocese vai resgatar um momento do programa de 2022.
“Este ano, à semelhança da feliz experiência que tivemos o ano passado, vamos viver o Dia Mundial da Juventude com a ‘Noite Diocesana da Juventude’. Vamos realizar esta noite diocesana na cidade de Gouveia, mais concretamente no Seminário dos Missionários de São João Batista”, assinalou.
Esta experiência tem início às 19h30 de dia 25 de novembro e final previsto para as 02h00 de dia 26. Neste período, está incluído no programa um concerto musical do padre Duarte Rosado, da Companhia de Jesus, que deu um concerto no pós vigília da JMJ Lisboa 2023.
Lamego
O Departamento Diocesano da Pastoral de Jovens de Lamego está a organizar “24 horas de atividades, para voltar a sentir a JMJ”, nos dias 25 e 26 de novembro, em Moimenta da Beira. “Está na hora de RE/COLHER tanta coisa boa da JMJ! Está na hora de RE/VIVER os Dias Nas Dioceses! Está na hora de RE/COMEÇAR!”, assinala o DDPJ de Lamego,
A organização explica que “o ideal” é que os jovens lamecenses participem nas “24horas de atividades, aproveitando tudo o que será preparado”, mas, se não for possível, que “marquem presença na Eucaristia, jantar e na Revenge JMJ”, onde vão sortear uma viagem a França e anunciar os vencedores do ‘Melhor Vídeo DND & JMJ’.
“Recolhei os pedaços que sobraram é o tema que vai orientar, nos próximos meses, os jovens da Diocese de Lamego porque, na JMJ, Jesus Cristo fez um grande milagre em Lisboa e nas comunidades”, disse o responsável do departamento juvenil, padre Luis Rafael.
Leiria-Fátima
O Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese de Leiria-Fátima preparou para os jovens um “jogo da glória”, com o tema «Alegres na esperança», e um encontro para celebrar o Dia Mundial da Juventude.
O jogo tem questões sobre a JMJ e Igreja e os jovens vão apresentar as respostas na comunidade e também as suas experiências sobre a JMJ.
“Em primeiro lugar estamos a perceber a realidade do pós-JMJ e o que ficou na juventude desta diocese e dar consistência ao trabalho da pastoral juvenil localmente”, disse o responsável do secretariado, padre André Batista.
Lisboa
Milhares de jovens vão reviver a JMJ em Vila Franca de Xira, este domingo: o Patriarcado de Lisboa, através do seu Serviço de Juventude, dos Universitários e das Vocações promove um encontro aberto a todos os jovens da diocese.
João Clemente, responsável pela Pastoral Juvenil, sublinha à Agência ECCLESIA que esta é “uma primeira oportunidade de os jovens, depois da Jornada Mundial, se juntarem em Lisboa e começarem a caminhar”.
“Os grupos paroquiais e os grupos juvenis estão ainda a acolher a semente que foi a Jornada na sua vida”, indica, projetando um “novo impulso”.
“As propostas que temos pensadas para este ano são em duas linhas: em primeiro lugar, escutar os jovens, estar junto dos jovens; em segundo lugar, preparar já o Jubileu de 2025”, adianta o responsável.
Portalegre-Castelo Branco
A Jornada da Juventude na Diocese de Portalegre-Castelo Branco, vai ser assinalada em Abrantes, convidando os participantes a manter a dinâmica de acolhimento das famílias, tal como começou nos dias que antecederam a JMJ Lisboa 2023. O encontro decorre entre a noite de sexta, com uma vigília de oração pela paz, e o sábado, terminando com a Eucaristia, às 17h00, na Praça da Câmara.
O Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude e Vocações indica que, após a experiência do encontro mundial, em agosto, os jovens estão a “trabalhar os desafios lançados pelo Papa Francisco”, com base no lema ‘Sonha e Serve’ e três objetivos principais.
“Primeiro, descobrir o sonho, a vocação, interioridade e oração. Segundo, caminhar juntos ou caminhar todos juntos no acompanhamento e formação. E o terceiro: atrever-se a servir numa missão de comunidade, especialmente para crianças e idosos e ainda a ecologia integral”, indica a jovem Filipa.
Porto
O Secretariado da Pastoral Juvenil do Porto, diocese onde a cruz peregrina está a percorrer as várias vigararias, anunciou um Dia Diocesano da Juventude “cheio de atividades, partilha e festa”, como um concerto dos espanhóis ‘La Voz del Desierto – LVD’, a 25 de novembro, das 08h30 às 17h30, em Ovar. “Tudo pronto para o DDJ 2023”, assinala o SDPJ do Porto, na divulgação online.
Diretor do Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil da Diocese do Porto fala do tempo pós-JMJ apontando os “frutos” da jornada do último verão, visíveis no surgimento de “novos grupos de jovens” e no “entusiasmo maior”, lembrando o “acontecimento extraordinário” que foi a JMJ, “não só por ser um evento de multidões, mas por ser um acontecimento que marca a vida dos jovens”.
Sobre o futuro, o padre Manuel Fernando diz que “este ano será um ano ainda de maior escuta dos jovens”, destacando a iniciativa “Escutar Deus na voz dos jovens”, que se vai realizar em 4 pontos da diocese, para dizer o que sonham para Igreja no Porto, concretizando, desta forma, o pedido do bispo diocesano de realizar um “sínodo” com os jovens.
Santarém
O diretor do secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Santarém referiu, em entrevista à Agência ECCLESIA, que, após o maior encontro de jovens de todo o mundo com o Papa em Lisboa, a diocese tem procurado ouvir os jovens.
“Estamos a viver o pós-JMJ, lançando desafios aos jovens para que eles nos digam o que é que esperam da Igreja e o que é que eles sentem que a Igreja espera deles. Nós lançámos um processo de escuta no final de setembro. Estamos a receber alguns contributos que depois vamos trabalhar e vamos apresentar na Jornada Diocesana da Juventude no próximo dia 25 de novembro em Fazendas de Almeirim”, partilhou.
Na véspera do 38ºdia Mundial da Juventude, a diocese promove, pelas 15h, conversas sobre diversos temas, nomeadamente “O medo que paralisa”; “Chamados porque amados”; “empreendedores de sonhos” e “alegria missionária”. Saiba mais sobre o programa aqui.
Setúbal
A celebração do Dia Mundial da Juventude da diocese de Setúbal vai realizar-se em Almada e vai contar com um espetáculo musical, uma peregrinação até ao Santuário do Cristo-Rei e um encontro com o bispo diocesano.
“Pretende-se que esta seja aqui uma primeira oportunidade para conhecermos melhor o nosso bispo e o nosso bispo conhecer também melhor os jovens da diocese”, afirmou a coordenadora do departamento da Juventude da Diocese de Setúbal, Ana Lúcia Agostinho
Após a JMJ, a responsável esclarece que o departamento da Juventude da Diocese de Setúbal optou “por dedicar a primeira parte deste ano pastoral à escuta”: “Percebemos que ficou no ar esta questão do ‘e agora?’, ‘o que é que vem a seguir?’ e sentimos que responder a esta questão é algo que provavelmente envolverá muitas outras pessoas também ou a reflexão conjunta de muitas pessoas e, desta forma, queremos escutar os jovens, queremos escutar os agentes pastorais para definirmos então este caminho”.
Viana do Castelo
A Diocese de Viana do Castelo vai assinalar a Jornada Diocesana da Juventude em cada arciprestado, que passa por momentos de oração, atividades mais lúdicas, expressão do tema para esta jornada, “Alegres na esperança”.
A Diretora da Pastoral Juvenil da Diocese de Viana do Castelo, Vera Lúcia, indica que, partir da auscultação aos jovens das várias regiões da Diocese de Viana do Castelo, o responsáveis pela secretariado definiram um plano anual até 2027/2028, que dá particular atenção ao ano de 2027 por ser o ano da JMJ em Seul, e também por ser o ano em que a diocese “está em festa”, por celebrar 50 anos de criação.
No dia 5 de novembro, no Dia da Diocese, foi realizado um encontro pós-JMJ que assinalou a abertura das atividades da Pastoral Juvenil, marcado pelo diálogo entre os jovens e com o bispo diocesano.
Vila Real
Os jovens da Diocese de Vila Real vão encontrar-se no dia 25 de novembro, no Seminário, para um momento de convívio e partilha de testemunhos, a partir das 17h00; à noite, reúnem-se na catedral para uma vigília de oração.
“Este dia será o arranque para o novo Ano Pastoral, num caminho de esperança para a Pastoral Juvenil”, indica Mónica Cruz, do Secretariado Dicoesano de Pastoral Juvenil, lembrando a realização da JMJ como um “acontecimento marcante que ficará no coração de todos”.
“Este encontro era necessário para despertar a Pastoral Juvenil”, afirma Mónica Cruz, destacando as mensagens que o Papa Francisco deixou, nomeadamente a firmação de que “todos são importantes, todos são necessários e todos são Igreja”.
Viseu
Viseu realiza a Jornada Diocesana da Juventude no Colégio da Via-Sacra, no domingo, onde os jovens e as famílias de acolhimento que participaram na JMJ vão ter oportunidade de partilhar os seus testemunhos.
“Vamos escutá-los nos seus desejos e nas suas perspetivas de futuro”, indica Fernando Chapeiro, afirmando que a diocese vive “o reflexo das ondas de fé, alegria, de amor” da primeira semana de agosto.
O responsável pelo Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viseu destaque que os grupos criados para a JMJ permaneceram e “realizam agora os encontros semanais, periódicos, com alegria em partilhar com a comunidade da sua paróquia, que tanto se envolveu no acolhimento aos jovens peregrinos nos dias nas dioceses”.
CB/HM/LFS/LJ/LS/OC/PR