Um autorrádio, uns auscultadores ou um telemóvel podem ser o caminho da Quaresma

Foto Agência ECCLESIA/HM

Lisboa 09 abr 2022 (Ecclesia) – O tempo numa fila de trânsito, na caixa de um supermercado ou nos transportes públicos pode ser transformado em ocasião de oração e recolhimento.

O autorádio ou uns auscultadores e um telemóvel são o bastante para que uma pessoa se possa envolver em reflexões sobre a liturgia do dia, um pensamento quotidiano ou o exame de consciência para olhar o dia que passou.

São várias as propostas que se abrem a quantos estão dispostos a fazer a sua oração em lugares menos prováveis, apresentados no programa 70×7 deste domingo, quando se inicia a Semana Santa

O ‘Passo a Rezar’, da Companhia de Jesus, já está no digital há doze anos e conta com uma comunidade alargada para que em cada dia seja possível escutar a oração que se leva no bolso.

“Temos a responsabilidade de servir uma comunidade de 180 mil pessoas, sabendo que destas, 107 mil usam o ‘Passo a Rezar’ todas as semanas” diz o padre Nelson Faria que coordena o projeto, destacando a importância de quem torna possível que isto aconteça.

“Nós temos uma equipa de 21 escritores, uma parte padres jesuítas, mas mais de metade são leigos, leigas, consagrados, religiosos, membros do Opus Dei, padres diocesanos. Tentamos uma amostra de Igreja o mais rica possível”, afirma o padre Nelson Faria.

Os ’10 minutos com Jesus’ são também um convite a olhar a liturgia do dia para, a partir dos textos bíblicos, olhar a circunstância de vida de cada um, através de uma plataforma dinamizada pelo padre Miguel Cabral, sacerdote do Opus Dei.

“O que queremos é ajudar as pessoas a fazer oração, ensinar a rezar o que nem sempre é fácil. E, a partir das leituras da missa queremos que as pessoas possam entrar em contacto com Jesus”, afirma o sacerdote.

Os 10 minutos com Jesus são uma plataforma presente em diversos países e em diferentes línguas, entre elas o português; nasceram há 4 anos em Espanha, quando uma mãe se dirigiu a um padre pedindo que lhe gravasse algumas reflexões para ajudar os filhos a rezar nas férias.

12 sacerdotes ajudam a manter ativa esta plataforma de oração que quer chegar aos jovens.

“Quando nos dirigimos aos jovens sabemos que todos vão gostar e são eles os que estão mais à vontade com estas plataformas” reconhece o Padre Miguel.

Mas também os jovens promovem estas ocasiões digitais de oração, nomeadamente os que pertencem às Equipas Jovens de Nossa Senhora que promovem, em cada Quaresma, um caderno de reflexões que se pode ler mas também escutar no ambiente digital.

“Apresentamos o Evangelho do dia e a partir dele desenvolvemos uma reflexão que quer inspirar o dia de quem escuta e a sua caminhada em Quaresma” refere Salvador Saraiva que integra o setor da espiritualidade das Equipas Jovens de Nossa Senhora.

Por estes dias há ainda ‘Pausas para inspirar’ que, ao fim do dia, se assumem com um exame de consciência que permite olhar o dia que termina e preparar o seguinte e nasceram no contexto da pandemia e da sensibilidade da Companhia de Jesus que entendeu que era necessário chegar junto das pessoas.

Sugestões de oração que estão acessíveis em qualquer plataforma de podcast ou nas aplicações de música online e que ajudam no caminho de Quaresma, para ver no programa 70X7, emitido na RTP2, este domingo excecionalmente às 7h30, e que pode depois rever em agencia.ecclesia.pt.

HM/PR

 

Partilhar:
Share