D. Francisco Senra Coelho presidiu à Eucaristia de abertura de campo

Évora, 30 jul 2019 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora convidou as comunidades cristãs a “acompanhar na unidade da oração” o acampamento (ACAREG) da Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas (CNE) que está a decorrer até este sábado, em Ferreira do Zêzere.

“O ACAREG propõe o feliz encontro das novas gerações com a mensagem, os valores e o testemunho cristão. Ali estão muitos dos rostos jovens que povoam de esperança as comunidades da nossa Igreja Diocesana”, escreveu D. Francisco Senra Coelho, numa mensagem publicada na sua conta na rede social Twitter.

O arcebispo convida as comunidades cristãs a “acompanhar na unidade da oração” o 19º acampamento regional de Évora do Corpo Nacional de Escutas.

O ano pastoral 2018/2019 está a terminar e D. Francisco Senra Coelho agradece à Junta Regional de Évora e a cada agrupamento “pela fidelidade que tiveram à proposta” do tema ‘Discípulos missionários’.

“Eis-vos a concretizar este desafio de modo corajoso, empreendedor e criativo”, destacou sobre a atividade onde vão ‘Unir a Terra Média’.

O arcebispo de Évora presidiu à Eucaristia de abertura do 19.º acampamento dos escuteiros católicos da arquidiocese alentejana “com cerca de mil escuteiros” este domingo, no Centro de Atividades Escutistas de Ferreira do Zêzere.

“Testemunho o dinamismo de alegria fraterna que ali respirei e senti ao vivo”, acrescentou D. Francisco Senra Coelho na rede social, onde partilhou a “alegria” de ter celebrado para os escuteiros depois de uma visita ao campo e ter “participado em algumas das atividades de abertura”.

Até sábado, os escuteiros da região de Évora participam em construções, atividades em campo, diversos jogos, raids/percursos e serviço comunitário com as populações, por exemplo, em Tomar, Vila Nova da Barquinha e Constância.

Esta região do CNE conta com 21 agrupamentos e as primeiras promessas na arquidiocese realizaram-se a 12 de julho de 1936, na igreja de São Francisco, mas a “primeira tentativa de fundação de um grupo do Corpo Nacional de Scouts em Évora data de 1929”, informa na sua página na rede social Facebook.

O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português foi fundado em 27 de maio de 1923 e é a maior associação de juventude em Portugal, com cerca de 72 mil Escuteiros, distribuídos por cerca de 1030 agrupamentos, em todas as regiões do país.

CB/OC

Partilhar:
Share