Escolas católicas: Agentes educativos querem ser «construtores de uma comunidade»

Espírito de união e formação contínua serve de base para um ensino cristão mais atrativo para pais e alunos

Lisboa, 07 out 2011 (Ecclesia) – O Departamento da Escola Católica (DEC) quer transformar os espaços de ensino cristãos em autênticas “comunidades” baseadas em Jesus Cristo, fomentando a “união” entre todos os agentes educativos.

“A maior dificuldade é levar os agentes da escola a serem construtores de uma comunidade porque, se ela existir, os pais são automaticamente atraídos e os alunos vão receber essa vida”, considera Maria Helena Pereira.

Em entrevista concedida esta quarta-feira, ao Programa da Igreja Católica na Antena 1, a responsável do DEC defende que “a ligação da escola à família deve ser autêntica e não apenas no papel”.

Ressalvando que, em algumas escolas, “esse trabalho já é contínuo”, ela reconhece que ainda há um longo caminho a percorrer, sobretudo ao nível da formação.

No âmbito da Semana Nacional da Educação Cristã, que decorre até ao próximo domingo, o DEC organizou uma atividade em Fátima que teve como tema “O projeto educativo nas escolas”.

Cerca de 250 pessoas, entre as quais representantes de várias escolas, debateram ainda o subtema “as escolas aprendem”.

[[a,d,2582,emissão (05-10-2011)]]

“Para renovar e inovar é também preciso renovar um pouco as estruturas e a realidade que se vive nas escolas”, aponta Maria Helena Pereira.

Além da formação, outra das principais missões do DEC, enquanto órgão dependente da Comissão Episcopal da Educação Cristã (CEEC), passa por “promover a união entre as escolas católicas”.

Para isso, foi constituído um Grupo de Reflexão das Escolas Católicas, que se encontra uma vez por mês e que integra representantes da DEC e da CEEC, dos institutos religiosos (CIRP) e da Associação Portuguesa das Escolas Católicas (APEC). 

“Procuramos estar atentos às necessidades das escolas e trabalhamos com a APEC não só ao nível dos encontros mas de todos os apoios que eles necessitam para levarem para a frente o seu projeto”, conclui a responsável da DEC.

PRE/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top